Visita Guiada a Conventos e Igrejas do Bairro Alto

button

 

 

Convento de S. Pedro de AlcãntaraConvento de S. Pedro de AlcãntaraConvento de S. Pedro de AlcãntaraIgreja de S. RoqueIgreja de S. RoqueConvento dos CardãesConvento dos CardãesConvento dos CardãesConvento dos CardãesConvento de S. Pedro de AlcãntaraIgreja de S. RoqueIgreja de S. Roque

EVENTO: Visita Guiada a Conventos e Igrejas do Bairro Alto

DATA DE REALIZAÇÃO: 14 de Janeiro de 2017

DESCRIÇÃO DO EVENTO: 

Neste evento iremos ficar a conhecer o Convento dos Cardães, o Convento de S. Pedro de Alcântara e por fim a belíssima Igreja de S. Roque, numa tarde que inclui ainda um pequeno percurso na zona do bairro alto. Este programa tem início na Rua do Século e termina no Largo Trindade Coelho.

Convento dos Cardães:

O Convento dos Cardaes foi fundado por D. Luísa Távora em 1681 para as religiosas Carmelitas Descalças, ano em que a Fundadora passa a habitá-lo, ainda que as obras só se dessem por concluídas em 1703. Obedece à arquitectura do século XVII e é adaptada às estritas Regras das Carmelitas, que limitam o contacto com o mundo. O exterior é robusto e austero mas, no seu interior, encontram-se tesouros decorativos, como a Igreja com os altares em talha dourada, a nave envolta em painéis de azulejos de origem holandesa e, num plano superior, pintura atribuída a António Pereira Ravasco e André Gonçalves. O edifício ocupa uma área total de 5 mil metros quadrados, espaço que se divide ainda em Comungatório, Sacristia, Sala Mariana, Sala da Paixão, Claustros, Refeitório, Escada Claustral, Oratório, Capelinha de São José, Antecoro, Coro Alto e Sala do Capítulo.

Convento de S. Pedro de Alcântara:

O Convento de São Pedro de Alcântara, ao Bairro Alto, em Lisboa, (antigo palácio dos Condes de Avintes), esteve ocupado nas últimas décadas por uma congregação religiosa, que diligenciava o recolhimento de jovens carenciadas.

A capela-mor integra a pintura de Bento Coelho da Silveira e de André Gonçalves, complementadas, mais tarde, pela obra de Luciano Freire”, sendo Bento Coelho também o autor da pintura da sacristia.

Do conjunto faz ainda parte “uma extraordinária capela, dos Lencastres, em mármore embutido, atribuída ao arquiteto régio João Antunes”, mandada construir pelos marqueses de Abrantes, herdeiros do cardeal Veríssimo de Lencastre (1615-1692), arcebispo de Braga e inquisidor-mor, que “enriqueceu o edifício com doações pecuniárias”.

O convento conserva a Roda e o Parlatório, construídos já no século XIX, e um conjunto escultório que narra a morte de São Francisco de Assis.

Igreja de S. Roque:

A Igreja foi construída no sítio da antiga ermida manuelina, na segunda metade do século XVI, sendo seu arquitecto Afonso Álvares, mestre-de-obras de D. João III.

De formato rectangular, a igreja é composta por uma só nave, uma capela-mor pouco profunda, e oito capelas laterais, sendo este modelo tradicionalmente designado por “Igreja-salão”.

Na parte superior das paredes laterais, intercalando com os janelões, um conjunto de pinturas, de grandes dimensões, representa episódios da vida de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, obra do pintor seiscentista Domingos da Cunha, “o Cabrinha”.

Caracterizada como um monumento ímpar no contexto da arquitectura jesuítica, esta igreja serviu de modelo a outras posteriormente edificadas pela Ordem inaciana, em Portugal, no Brasil e no extremo Oriente.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Rua do Século, nº 123 – Lisboa

Latitude:  38°42’52.57″N
Longitude:  9° 8’51.39″W
Mapa do local do Encontro: Seguir ligação
Hora do Encontro: 14h 20m
Hora prevista para o final do evento: 17h30

Distância a percorrer: 4 kms

Nível de Dificuldade: 1

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição: 10€ Por transferência bancária para o NIB: 0036.0442.9910.6000.4034.6

AS INSCRIÇÕES SÃO EFECTUADAS EM WWW.CAMINHANDO.PT ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE RESERVA.

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Posted in Caminhadas, Eventos and tagged , , .