Caminhando no Oeste entre Cucos e Azenhas

button

 


Torres VedrasTorres VedrasTorres VedrasTorres VedrasTorres VedrasTorres Vedras

EVENTO: Caminhando no Oeste entre Cucos e Azenhas

DATA DE REALIZAÇÃO: 19 de Novembro 2017

DESCRIÇÃO DO EVENTO:

Programa

Esta proposta de caminhada tem o seu início junto às Termas dos Cucos, em Torres Vedras, permitindo usufruir de excelentes panorâmicas desta zona Oeste do nosso país. Faremos a caminhada pela Serra e Termas dos Cucos, caminharemos com o rio Sizandro ao nosso lado, atravessaremos caminhos rurais e trilhos de grande beleza, com destaque para as Azenhas do Cabaço e da Boiaca. Teremos oportunidade de subir ao Moinho do Gaio e ver ainda vestígios de pegadas de dinossauros, numa caminhada que promete muita alegria e recantos fantásticos desta zona para descobrir.

Dos vários motivos de interesse e do nosso evento, destacamos os seguintes:

  • Caminhada pela Serra e Ternas dos Cucos;
  • Termas dos Cucos;
  • Margens do rio Sizandro;
  • Moinho do Gaio;
  • Azenha da Boiaca;
  • Azenha do Cabaço;
  • Pegadas de dinossauros;
  • Paisagens naturais;
  • etc, etc

Termas dos Cucos

As Termas dos Cucos situam-se nos subúrbios de Torres Vedras, a 2 Kms da cidade, junto à Estrada Nacional nº 9, a caminho de Runa.

A utilização das águas e lamas dos Cucos começou em 1746, contudo, só em 1866 foi nomeada uma Comissão que procedeu a estudos preliminares sobre as Águas Minerais do Reino e onde figuravam as nascentes dos Cucos.

Duas décadas depois chega a Torres Vedras o primeiro comboio da linha do Oeste e é projectada a construção do complexo termal.

Memória de uma época em que o Termalismo se afirmava um pouco por toda a Europa, desvendam-nos as Termas do Cucos o romântico cenário de finais do Século XIX. Embora presentemente encerradas, visitá-las é viajar no tempo, de regresso a 1893, ano de que data o conjunto arquitectónico constituído por Balneário, “Buvette”, Hotel, “Challets” e Casino.

O ambiente é dominado pelo jogo de luz que se insinua entre colunas, varandas e balaustradas, reflectindo-se no lago do jardim, entre palmeiras e outras árvores de grande porte.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Termas dos Cucos

Latitude: 39°05’27.2″N
Longitude:   9°14’30.8″W

Seguir Mapa do local de encontro
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 14h

Distância a percorrer: 11 kms

Nível de Dificuldade: 3+

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição: 5€ – Por transferência bancária para o IBAN: PT 50.0193.0000.1050.0933.5923.7 – BANCO CTT – Destinatário: José Rodrigues

O envio do comprovativo de pagamento deve ser enviado parainscricoes@caminhando.pt 

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Posted in Caminhadas, Eventos and tagged , .