Caminhando nos Trilhos do Correio-Mor

button

 

 

Loures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e Montemor <span>by Loures e Montemor</span>Loures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e MontemorLoures e Montemor

EVENTO: Caminhando nos Trilhos do Correio-Mor

DATA DE REALIZAÇÃO: 4 de Fevereiro 2018

DESCRIÇÃO DO EVENTO: 

Neste evento vamos caminhar numa zona bem perto de Lisboa, mas onde não faltam motivos de interesse, como sejam as vistas abrangentes, que permitem abarcar desde a Serra de Montejunto à Serra de Sintra, panorâmicas diferentes sobre o Vale de Loures e Montemor, com a sua Capela, onde aproveitaremos o seu largo para uma pausa a meio desta caminhada. Após Montemor encetaremos a nossa descida até ao ponto de partida, junto à Igreja Matriz de Loures, mas antes do final poderemos ainda observar  os jardins do Palácio do Correio-Mor. Mais um evento a não perder!

Estes são alguns dos pontos fortes da nossa caminhada:

  • Caminhada em zona rural, às portas de Lisboa;
  • Capela de Nossa Senhora da Saúde;
  • Igreja Matriz de Loures (Santa Maria);
  • Jardins do Palácio do Correio-Mor;
  • Aldeia de Montemor;
  • Paisagens naturais;

Capela de Nossa Senhora da Saúde:

Segundo a tradição, na sequência de um terrível surto de peste que teve início em Lisboa em 15 de Outubro de 1598, que cedo se propagou pela maior parte do reino, matando muitas pessoas, e durando até cerca de cinco anos, muita gente de Lisboa terá fugido da cidade, procurando os ares puros das povações ao redor, como o desta pequena aldeia da várzea de Loures, situada no topo de um pequeno monte (donde o seu nome de Montemor).

A Montemor foram então ter várias famílias de Lisboa, trazendo uma delas, uma imagem de Nossa Senhora (a qual ainda hoje se venera na capela), à qual logo construíram uma pequena ermida ou nicho, prometendo-lhe aumentá-la se a peste terminasse.

Em 1603 acabou o contágio, e não se esqueceram do seu voto: mandaram edificar logo uma capela, que a devoção dos fiéis ainda ampliou depois. A imagem da Virgem passou então a ser cultuada como Nossa Senhora da Saúde; desta época, aliás, datam vários outros santuários dedicados a Nossa Senhora sob esta invocação (veja-se, por exemplo, a homónima Capela da Senhora da Saúde em Sacavém).

As paredes da capela-mor foram desde o seu princípio revestidas de azulejos, e em 1626, os irmãos da confraria da Senhora mandaram forrar de azulejos o corpo da capela, o que consta da inscrição dos mesmos azulejos. Por volta de 1700, terá sido acrescentada uma boa tribuna de talha dourada.

Em frente da capela há um alpendre com seu átrio, de onde se goza um dilatado e formoso panorama. O tecto deste alpendre está colocado sobre quatro colunas, quadradas, de mármore, tendo na arquitrave do centro esta inscrição:

Palácio do Correio-Mor:

Construído no séc. XVIII, o nome deste palácio deve-se ao facto de ter pertencido a Luís Gomes da Mata, Correio-Mor no tempo de Filipe II. A autoria é, provavelmente, do italiano António Canevari (um dos arquitectos do Convento de Mafra), que concebeu uma fachada em U, cercada por um muro alto com porta brasonada que dá acesso ao pátio. No interior encontramos uma sucessão de magníficas salas onde se destacam os azulejos e os tectos em estuque com pinturas de José da Costa Negreiros, enquanto a escadaria de acesso ao andar nobre apresenta uma bela fonte setecentista. Nos jardins salientam-se as cascatas e os azulejos com cenas mitológicas. (Imóvel de Interesse Público).

A Quinta do Correio Mor corresponde a uma propriedade com cerca de 130 ha, localizados no concelho de Loures, a qual integra o Palácio, do séc. XVIII.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Largo da Igreja Matriz de Loures

Latitude:  38°49’55.91″N
Longitude:   9°10’43.68″W
Mapa do local do Encontro: Seguir ligação
R. Fria 1, Loures
Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 13h45

Distância a percorrer: 13 kms

Nível de Dificuldade: 3+

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição: 6€  – Por transferência bancária para o NIB: 0036.0442.9910.60004034.6

Inclui: Seguro de Acidentes Pessoais
Guias e Acompanhamento

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

 

Posted in Caminhadas, Eventos and tagged , .