Caminhando na Praia do Abano

button

 

 

Caminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no AbanoCaminhando no Abano

EVENTO: Caminhando na Praia do Abano

DATA DE REALIZAÇÃO: 1 de Novembro de 2017

DESCRIÇÃO DO EVENTO:

Programa

Esta proposta de Caminhada tem inicio junto à Escola Primária da Malveira da Serra, e depois de percorrido algumas ruelas desta vila, segue em direcção à belíssima zona da costa atlântica, com paisagens de cortar a respiração. A não perder sem dúvida as panorâmicas da Praia do Guincho, do Cabo Raso e da Praia do Abano, com o seu Forte à beira-mar.

Alguns dos pontos de interesse da nossa caminhada:

– Malveira da Serra
– Calçada do Chafariz
– Aldeia de Janes
– Alcorvim de Cima
– Alcorvim de Baixo
– Charneca
– Aldeia de Juso
– Praia do Guincho
– Forte do Abano
– Praia do Abano
– Enseada da Grota
– Arneiro
– Almoinhas Velhas
– Paisagens naturais

O Forte do Abano:

O Forte do Abano, também conhecido por Forte do Guincho ou Forte das Velas, localiza-se entre a Praia do Abano e a Praia do Guincho. Está muito perto de Cascais, Sintra e Lisboa, estrategicamente virado para o mar, perto de tudo, mas quase escondido… O que lhe confere uma magia especial!.

O Forte foi construído por volta do ano de 1642, durante o reinado de D. João IV, com o intuito de vigiar e proteger a costa, fazendo parte de um conjunto de fortalezas construídas para defesa da costa de Cascais.

Tem um formato rectangular, com um páteo central; a zona virada para terra servia de alojamento e a frente marítima albergava toda a artilharia necessária.

Findadas as suas funções de defesa, durante o último século serviu de centro de apoio a campista e a desportos náuticos, havendo um projecto lançado pela Câmara de Cascais que visa transformar este monumento num centro de interpretação do Parque Natural de Sintra.

Actualmente encontra-se desocupado e a degradar-se, mas mesmo assim sem perder o charme característico de um edifício histórico imponente junto ao mar!

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Parque de estacionamento junto à Escola Primária da Malveira da Serra

Latitude:  38°45’11.73″N
Longitude:     9°26’48.71″W
Rua Francisca Correia Nunes
2755-171 Malveira da Serra
Mapa do local do encontro: Seguir ligação
Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para final: 13h30

Distância a percorrer: 11 kms

Nível de Dificuldade: 3

Equipamento:

– Calçado adequado, botas ou sapatos com boa aderência
– Roupa adequada para caminhadas
– Levar no mínimo 1,5l de água
– Chapéu
– Protector solar
– Fato de banho se o tempo o permitir

Valor da inscrição: 6€– Por transferência bancária para o IBAN: PT 50.0193.0000.1050.0933.5923.7 ou NIB: 0193.0000.1050.0933.5923.7- BANCO CTT – Destinatário: José Rodrigues

AS INSCRIÇÕES SÃO EFECTUADAS EM WWW.CAMINHANDO.PT ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE RESERVA. OBRIGADO

O comprovativo de pagamento deve ser enviado parainscricoes@caminhando.pt 

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Posted in Caminhadas, Eventos and tagged , .