Circuito dos 10 Miradouros de Lisboa Ocidental

button

 

 

EVENTO: Circuito dos 10 Miradouros de Lisboa Ocidental

DATA DE REALIZAÇÃO: 18 de Novembro de 2017

DESCRIÇÃO DO EVENTO: 

Neste evento vamos aproveitar o dia para fazer uma caminhada que ao longo de cerca de 13 kms nos levará a percorrer 10 dos mais emblemáticos miradouros da parte ocidental da cidade de Lisboa, desta feita desvendando algumas das melhores panorâmicas sobre o rio Tejo, a zona dos Descobrimentos e do Parque Florestal de Monsanto, entre outras. Percorreremos ruas, jardins, escadarias, e trilhos em busca de cada um desses locais, alguns verdadeiros tesouros que é necessário relembrar e redescobrir! Venha daí e fique a saber muito mais sobre a cidade de Lisboa.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada:

  • Miradouro do MAAT
  • Miradouro da Capela de São Jerónimo
  • Miradouro dos Moinhos de Santana
  • Miradouro dos Montes Claros
  • Miradouro do Moinho do Penedo
  • Miradouro Keil do Amaral
  • Miradouro da Escarpa
  • Miradouro do Bairro do Alvito
  • Miradouro de Santo Amaro
  • Miradouro da Ponte 25 de Abril (acresce 6€)
  • Etc, etc, etc

Miradouro da Capela de São Jerónimo

O Miradouro da Capela de São Jerónimo localiza-se no exterior da Capela ou Ermida de São Jerónimo, ao lado da Praça de Itália, em Belém, protegido por árvores altas e vegetação densa.

Gravilha, relva e alguns bancos de madeira compõem o espaço da igreja destinado à observação, mas engane-se quem pretende usar o local como miradouro. O arvoredo torna praticamente impossível avistar mais do que a Torre de Belém, e algumas localidades da zona costeira de Almada como a Trafaria e a Cova do Vapor.

Este miradouro poderá ser preferencialmente usado como um recurso de paz e tranquilidade emocional, muito influenciado pela presença religiosa da capela que o constitui, em vez de local de contemplação paisagística.

Miradouro Keil do Amaral

O trajecto mais curto para aceder ao miradouro poderá ser feito através do Estacionamento do Moinho do Penedo, atravessando o campo de basquetebol em direcção à Alameda Keil do Amaral. À esquerda do Anfiteatro Keil do Amaral percorremos um trilho de terra orientado ao interior da floresta que nos leva ao primeiro nível do miradouro.

O final do percurso traz-nos a surpresa de uma estrutura de pedra escura, ajardinada e desdobrada em três áreas quadrangulares sobre a paisagem, com recantos mais privativos onde podemos sentar e contemplar a panorâmica sobre Lisboa. O ambiente em redor é intimista e muito romântico, como se a natureza quisesse partilhar connosco este pequeno segredo da Serra de Monsanto.

Para trás do miradouro estende-se um longo corredor de jardim, conduzindo-nos ao nível superior do miradouro por uma escadaria à esquerda situada, sensivelmente, a meio caminho. Infelizmente, a perspectiva daqui é quase nula, as árvores são altíssimas e tapam todo o campo de visão. Ainda assim, tal como o anterior, o local é extremamente atraente. Sentimo-nos em perfeita harmonia com a disposição de todos os elementos, os pinheiros que crescem da calçada portuguesa oferecem frescura e sombra e o elemento água está presente com um bonito lago triangular rente ao chão.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Parque de estacionamento da Antiga FIL na Junqueira (Associação Industrial Portuguesa)

Latitude:   38°41’56.51″N
Longitude:    9°10’57.82″W
Praça das Industrias
1300-307 Lisboa

Mapa do local do Encontro: Seguir ligação

Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 14h

Distância a percorrer: 13 kms

Nível de Dificuldade: 3

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição: 6€- Por transferência bancária para o IBAN: PT 50.0193.0000.1050.0933.5923.7 ou NIB: 0193.0000.1050.0933.5923.7- BANCO CTT – Destinatário: José Rodrigues

AS INSCRIÇÕES SÃO EFECTUADAS EM WWW.CAMINHANDO.PT ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE RESERVA. OBRIGADO

O comprovativo de pagamento deve ser enviado parainscricoes@caminhando.pt 

Inclui: Seguro de Acidentes Pessoais
Guias e Acompanhamento

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

 

Posted in Caminhadas, Eventos and tagged , .