Visita ao Mosteiro Budista de Sumedhãrãma

button

 

 

Mosteiro Budista de SumedhãrãmaMosteiro Budista de SumedhãrãmaMosteiro Budista de SumedhãrãmaMosteiro Budista de SumedhãrãmaMosteiro Budista de SumedhãrãmaMosteiro Budista de SumedhãrãmaMosteiro Budista de SumedhãrãmaMosteiro Budista de SumedhãrãmaMosteiro Budista de Sumedhãrãma

EVENTO: Visita ao Mosteiro Budista de Sumedhãrãma

DATA DE REALIZAÇÃO: 24 de Março 2018

DESCRIÇÃO DO EVENTO: 

Neste evento vamos ficar a conhecer o Mosteiro Budista de Sumedhãrãma, através de uma Visita Guiada por um dos seus Monges residentes. Atreva-se e não perca mais esta visita a um local ainda desconhecido dos arredores de Lisboa. Com esta visita ficaremos a conhecer a história, tradições e o modo de vida desta comunidade.

O Mosteiro
A Instituição “Budismo Theravada da Floresta – Comunidade Religiosa” foi oficialmente reconhecida como Pessoa Colectiva Religiosa sob a ‘Lei da Liberdade Religiosa’, com o NIPC 592010040 em Julho de 2010. O objectivo principal é promover o Ensinamento do Senhor Buddha através do estabelecimento e suporte de uma residência para monges budistas.

Esta Comunidade Religiosa (Sangha) sem fins lucrativos, instituí-se a convite de leigos portugueses, com o aval do Conselho Geral dos Monges Séniores das Comunidades Monásticas Reconhecidas, da Tradição da Floresta da Tailândia da Linha de Ajahn Chah, com o intuito de estabelecer um Mosteiro da Tradição em Portugal, tendo, para esse efeito, indigitado os dois monges subscritores dos Estatutos da Comunidade.

Os monges convidados para liderarem este movimento, seguem o treino tradicional das Escrituras Budistas (Vinaya) na linha da Tradição Tailandesa da Floresta do mosteiro Wat Nong Pah Pong, que foi fundado por Ajahn Chah. Esta tradição foi trazida para fora da Tailândia por Ajahn Sumedho e outros discípulos ocidentais. O contacto que as pessoas estabelecem com a comunidade monástica, permitirá cultivar a generosidade, a virtude e a sabedoria tanto nas pessoas como na sociedade em geral. Assim se poderão os seres libertar.

A vida monástica mendicante depende da boa vontade das pessoas para as necessidades materiais. A partir de Julho de 2012 os monges começaram a viver em Lisboa. 

A prática de cerimónias e rituais do Mosteiro Budista Theravada da Tradição da Floresta, só é possível com a presença dos monges. A Meditação, é a principal prática espiritual da regra e disciplina diária praticada pelo monge. Os métodos de Meditação budista podem ser tanto praticados por monges, como por leigos, de forma individual. Para além disso, são realizados Retiros de Meditação com frequência desde períodos de fim-de-semana a dez dias, nos quais são oficiadas as práticas adequadas.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Budismo Theravada da Floresta, EN 116, Quinta do Pinhal, Cabeça Alta – Pinhal de Frades 2655-420 Ericeira

Latitude:  38°58’14.96″N
Longitude:   9°22’33.14″W
Mapa do local do Encontro: Seguir ligação
Pinhal de Frades – 2655-420 Ericeira

Hora do Encontro: 13h 50m
Hora prevista para o final: 16h30

Distância a percorrer: 2 kms

Nível de Dificuldade: 1

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição: 9€- Por transferência bancária para o NIB: 0036 0442 9910 6000 4034 6. ou IBAN: PT 50.0036.0442.99106000403.46.

Inclui: Seguro de Acidentes Pessoais
Guias e Acompanhamento

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

 

Posted in Eventos, visitas guiadas and tagged , .