Visita à Mesquita de Lisboa e Jantar Tradicional

button

 

 

Visita à Mesquita de LisboaVisita à Mesquita de LisboaVisita à Mesquita de LisboaVisita à Mesquita de LisboaVisita à Mesquita de LisboaVisita à Mesquita de Lisboa e Jantar Tradicional

EVENTO: Visita à Mesquita de Lisboa e Jantar Tradicional

DATA DE REALIZAÇÃO: 2 de Março 2018

DESCRIÇÃO DO EVENTO: 

Neste evento propomos uma Visita Guiada à Mesquita de Lisboa e um Jantar Tradicional no restaurante da Mesquita. O jantar buffet é composto por 2 pratos, sendo um deles frango e outro de vegetais. Uma experiência diferente, mas com o mais autêntico sabor e tradição desta cozinha, servidos com muita simpatia e acolhimento. Mais um evento a não perder!

NOTA IMPORTANTE: As senhoras deverão vir de calças e de mangas cobertas e trazer um lenço para cobrir a cabeça.

A Mesquita de Lisboa:

A partir de 1974, e em consequência do movimento de descolonização português e da guerra civil que se seguiu nas antigas colónias portuguesas, o número de muçulmanos aumentou em Portugal, sendo estes, em grande parte, oriundos dos países africanos de expressão portuguesa. Em 1979 o governo de Mota Pinto cedeu à comunidade islâmica uma parte do Palácio de Príncipe Real para ali realizarem as suas orações. Tornava-se contudo necessário organizar a construção de uma espaço para a comunidade islâmica, tarefa em larga medida liderada por Suleiman Valy Mamede, então presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL).

Embora a petição do terreno já estivesse pronta desde 1966, a construção da mesquita só se iniciou em 1979, com projecto dos arquitetos António Braga e João Paulo Conceição. A mesquita seria inaugurada a 29 de Março de 1985. É um templo de arquitectura moderna.

A sua edificação resultou da contribuição de países islâmicos, à frente dos quais se encontrou a Arábia Saudita (com 1 milhão de dólares), seguida do Kuwait, Líbia, Emirados Árabes Unidos e Omã.

Mesquita Central de Lisboa é a principal mesquita da comunidade islâmica portuguesa. À semelhança da generalidade das mesquitas, nesta podem ser distinguidas quatro áreas, a entrada, a sala de orações (sobre a qual se ergue uma cúpula), a madraça (escola islâmica) e o minarete. O actual imã da mesquita de Lisboa é o sheik David Munir.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: À entrada da Mesquita Central de Lisboa

Latitude:  38°44’7.36″N
Longitude:   9° 9’29.51″W
Mapa do local do Encontro: Seguir ligação
Rua da Mesquita, 2 1070-238 Lisboa
Hora do Encontro: 20h 15m
Hora prevista para o final: 22h45

Valor da inscrição: 19€

Por transferência bancária para o IBAN: PT 50.0036.0442.99106000403.46. ou NIB: 0036.0442.9910.6000.4034.6 – BANCO MONTEPIO – Destinatário: José Rodrigues

O envio do comprovativo de pagamento deve ser enviado para: inscricoes@caminhando.pt 

Observações: As inscrições acompanhadas do comprovativo de pagamento serão aceites até ao nº limite de  vagas.

Posted in Eventos, visitas guiadas and tagged , .