Caminhando no Vale da Comenda

button

 

 

Vale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da ComendaVale da Comenda

EVENTO: Caminhando no Vale da Comenda

DATA DE REALIZAÇÃO: 14 de Abril 2018

DESCRIÇÃO DO EVENTO: 

Neste evento vamos caminhar em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida, em frondosos bosques e trilhos de grande beleza, para a meio da nossa jornada alcançarmos a bonita zona da foz da ribeira, a Quinta e Palácio da Comenda, para além do Parque de Merendas, sempre muito procurado. Mais um evento a não perder!

Estes são alguns dos pontos fortes da nossa caminhada:

  • Caminhada em Parque Natural da Serra da Arrábida;
  • Capela de São Pedro de Alcube;
  • Quinta da Comenda;
  • Palácio da Comenda;
  • Vale da Rasca;
  • Vale da Comenda
  • Paisagens naturais;

Capela de São Pedro de Alcube:

A capela já existia no ano de 1596. Pertenceu à freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, tendo sido, com a extinção desta, integrada na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada. Tendo o terramoto de 1755 arruinado a igreja paroquial da freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, a capela de São Pedro de Alcube foi igreja paroquial desta freguesia nos anos de 1755 e 1756.

Foi prior desta capela e freguesia, nos anos de 1655 e 1656, o padre António da Costa Cordovil, freire conventual da Ordem de Santiago, doutor em Teologia, autor de sermões notáveis, falecido em 1679 no Convento da Arrábida.

Palácio da Comenda:

O Palácio da Comenda está numa das encostas da Arrábida, a cerca de 2 km de Setúbal, banhado pelo estuário do Sado, com uma praia privada e de olhos postos em Tróia.
A origem do Palácio remonta ao século XVIII, tendo sido residência da mais alta Realeza Europeia. Foi reconstruído no início do séc. XX por um conceituado arquitecto da época e reza a história que Jacqueline Kennedy se refugiou com os filhos neste palácio aquando do assassinato de JFK, na altura propriedade de uns amigos pessoais dos Kennedy.
Infelizmente o edifício encontra-se abandonado desde a morte do empresário António Xavier de Lima, que era o proprietário (2009), por isso todo o interior está muito degradado e vandalizado.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Rua da Aldeia Grande (Setúbal)

Latitude:  38°31’6.81″N
Longitude:  8°57’49.26″W
Mapa do local do Encontro: Seguir ligação
Rua da Aldeia Grande (Aldeia Grande)
2900-746 Setúbal
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 14h15

Distância a percorrer: 15 kms

Nível de Dificuldade: 3

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição: 6€- Por transferência bancária para o IBAN: PT 50.0193.0000.1050.0933.5923.7 ou NIB: 0193.0000.1050.0933.5923.7- Destinatário: José Rodrigues

Inclui: Seguro de Acidentes Pessoais
Guias e Acompanhamento

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

 

Posted in Caminhadas, Eventos and tagged , .