Caminhando entre Praias e Campos da Ericeira

button

 

 

EriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceiraEriceira

EVENTO: Caminhando entre Praias e Campos da Ericeira

DATA DE REALIZAÇÃO: 19 de Maio 2018

DESCRIÇÃO DO EVENTO: 

Neste evento vamos caminhar numa zona onde temos belas praias, famosas pelas suas ondas que fazem as delícias dos surfistas, como Ribeira D’ilhas, a norte da Ericeira, mas também percorreremos caminhos rurais, dando a conhecer paisagens menos conhecidas, mas também recheadas de motivos de interesse. Venha daí com o nosso Grupo para mais uma manhã bem passada. Mais um evento a não perder!

Estes são alguns dos pontos fortes da nossa caminhada:

  • Praia de Ribeira D’ilhas;
  • Ribamar;
  • Praia dos Coxos;
  • Forte de S. Susana;
  • Praia de S. Lourenço;
  • Marvão;
  • Santo Isidoro;
  • Ruínas do Paço Manuelino em Paço D’ilhas;
  • Ribeira do Cuco;
  • Forte de Mil Regos ou Milreu;
  • Praia da Fonte dos Soldados;
  • Paisagens naturais;

Forte de S. Susana:

O forte de Santa Susana, a sul da praia de São Lourenço, foi construído no século XVII por ordem de D. João IV, para defesa contra piratas que atacavam a costa; juntamente com o Forte Picoto fez parte das Linhas de Torres (conjunto de fortificações que visavam a defesa de Lisboa durante as invasões francesas); serviu também de aquartelamento até 1948, quando passou para a Guarda Fiscal. Ao seu redor observam-se parapeitos e as canhoneiras abertas já no século XIX..

Paço Manuelino:

Poderemos observar as ruínas do Palácio do Paço de Ilhas, outrora propriedade dos Condes da Ericeira e que em 1968 ainda exibia portal e janela manuelinas.

Forte de Milreu

O Forte de Milreu é também conhecido como Forte de São Pedro da Ericeira, Forte de Mil Regos e Forte da Ericeira. Este é o último remanescente de um pequeno conjunto de fortes erguidos por ocasião da Restauração da Independência e que serviria para a defesa daquela facha do litoral português. O objetivo da sua construção era controlar o acesso marítimo à Ericeira pelo setor norte e também prevenir qualquer tentativa de desembarque na baía formada pela praia de Ribeira de Ilhas que ficam nas proximidades. O Forte de Milreu apresenta planta retangular, com projeto de estilo maneirista, sendo a sua cobertura em terraço. No seu frontispício encontra-se o portão de armas rasgado em arco pleno. Apresenta também bateria com canhoeiras e duas guaritas cilíndricas com cobertura cónica.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Parque de Estacionamento da Praia de Ribeira D’ilhas

Latitude:  38°59’17.46″N
Longitude:       9°25’2.76″W
Mapa do local do Encontro: Seguir ligação
Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 13h45m

Distância a percorrer: 14 kms

Nível de Dificuldade: 3

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição: 6€  – Por transferência bancária para o NIB: 0036.0442.9910.60004034.6

Inclui: Seguro de Acidentes Pessoais
Guias e Acompanhamento

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

 

Posted in Caminhadas, Eventos.