Nível das caminhadas

Como determinar a dificuldade de uma caminhada?

Classificar um evento nem sempre é uma tarefa fácil, e por isso aplicamos aqui o critério do bom senso e da razoabilidade, procurando com esta legenda e com a própria descrição do percurso, dar uma ideia aproximada do nível de dificuldade que espera os caminheiros.

Os eventos do Caminhando foram delineados para vários tipos de pessoas, pelo que é apenas necessário ter uma preparação física adequada e especialmente um gosto e motivação especial por caminhar. A equipa do Caminhando determina o nível de dificuldade de cada evento em função da distãncia, do tipo de terreno e sempre que possível das condições metereológicas previstas.

Se ainda não ficar esclarecido, tem sempre os nossos contactos disponíveis. E com mais ou menos dificuldade apareça e divirta-se em contacto com a natureza.

 

Escala utilizada: 1 a 5 (sendo 1 o nível mais baixo e 5 o mais elevado)

 

Nível 1

As caminhadas de nível 1 destinam-se a todas as pessoas, são aquelas em que não se percorrem grandes distãncias nem apresentam declives acentuados e decorrem normalmente em piso regular.

Nível 2

As caminhadas de nível 2 são caminhadas que se destinam ainda a todas as pessoas, mas onde as distâncias são um pouco maiores, e onde poderão haver algumas subidas e descidas que exigirão um pouco mais de esforço e destreza física, embora sem necessidade de ter uma elevada preparação física.

Nível 3

As caminhadas de nível 3 destinam-se à grande maioria das pessoas, mas nestas é importante estar em bom estado de saúde e apresentar uma razoável forma física. Para além disso a motivação para superar um ou outro obstáculo é sempre uma mais-valia. Será normal encontrar alguns desníveis acentuados e eventualmente algum terreno um pouco mais difícil, embora nada de transcendente.

Nível 4

As caminhadas de nível 4 destinam-se a todas as pessoas que tenham uma relativa boa condição física e pratiquem algum exercício físico, ou caminhadas com alguma regularidade. Estas caminhadas poderão ter desníveis acentuados em diversas fases do percurso e terreno por vezes mais acidentado.

Nível 5

As caminhadas de nível 5 destinam-se a pessoas que fazem habitualmente caminhadas, com uma boa preparação física, capacidade de resistência ao esforço e com elevados indíces motivacionais e capacidade de resistência. Nestas caminhadas existem normalmente zonas desniveladas com alguma frequência e o terreno terá de certeza dificuldades técnicas. Neste caso normalmente estamos a falar de caminhadas superiores a 30kms.