Largo da Igreja Matriz de Loures
Events at this location
março
Horário
(Sábado) 9:20 - 13:45
Ponto de Encontro
Largo da Igreja Matriz de Loures
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos caminhar numa zona bem perto de Lisboa, mas onde não faltam motivos de interesse, como sejam as vistas abrangentes, que permitem abarcar desde a Serra de Montejunto à Serra de Sintra, panorâmicas diferentes sobre o Vale de Loures e Montemor, com a sua Capela, onde aproveitaremos o seu largo para uma pausa a meio desta caminhada. Após Montemor encetaremos a nossa descida até ao ponto de partida, junto à Igreja Matriz de Loures, mas antes do final poderemos ainda observar os jardins do Palácio do Correio-Mor. Mais um evento a não perder!
Capela de Nossa Senhora da Saúde:
Segundo a tradição, na sequência de um terrível surto de peste que teve início em Lisboa em 15 de Outubro de 1598, que cedo se propagou pela maior parte do reino, matando muitas pessoas, e durando até cerca de cinco anos, muita gente de Lisboa terá fugido da cidade, procurando os ares puros das povações ao redor, como o desta pequena aldeia da várzea de Loures, situada no topo de um pequeno monte (donde o seu nome de Montemor).
A Montemor foram então ter várias famílias de Lisboa, trazendo uma delas, uma imagem de Nossa Senhora (a qual ainda hoje se venera na capela), à qual logo construíram uma pequena ermida ou nicho, prometendo-lhe aumentá-la se a peste terminasse.
Em 1603 acabou o contágio, e não se esqueceram do seu voto: mandaram edificar logo uma capela, que a devoção dos fiéis ainda ampliou depois. A imagem da Virgem passou então a ser cultuada como Nossa Senhora da Saúde; desta época, aliás, datam vários outros santuários dedicados a Nossa Senhora sob esta invocação (veja-se, por exemplo, a homónima Capela da Senhora da Saúde em Sacavém).
As paredes da capela-mor foram desde o seu princípio revestidas de azulejos, e em 1626, os irmãos da confraria da Senhora mandaram forrar de azulejos o corpo da capela, o que consta da inscrição dos mesmos azulejos. Por volta de 1700, terá sido acrescentada uma boa tribuna de talha dourada.
Em frente da capela há um alpendre com seu átrio, de onde se goza um dilatado e formoso panorama. O tecto deste alpendre está colocado sobre quatro colunas, quadradas, de mármore, tendo na arquitrave do centro esta inscrição: “ESTE ALPENDRE MANDOU FAZER MIGUEL TOSTADO DA MAIA À SUA CUSTA EM O ANNO DE 1621”
Palácio do Correio-Mor:
Construído no séc. XVIII, o nome deste palácio deve-se ao facto de ter pertencido a Luís Gomes da Mata, Correio-Mor no tempo de Filipe II. A autoria é, provavelmente, do italiano António Canevari (um dos arquitectos do Convento de Mafra), que concebeu uma fachada em U, cercada por um muro alto com porta brasonada que dá acesso ao pátio. No interior encontramos uma sucessão de magníficas salas onde se destacam os azulejos e os tectos em estuque com pinturas de José da Costa Negreiros, enquanto a escadaria de acesso ao andar nobre apresenta uma bela fonte setecentista. Nos jardins salientam-se as cascatas e os azulejos com cenas mitológicas. (Imóvel de Interesse Público).
A Quinta do Correio Mor corresponde a uma propriedade com cerca de 130 ha, localizados no concelho de Loures, a qual integra o Palácio, do séc. XVIII.
Nota: A caminhada não inclui Visita ao Palácio do Correio-Mor
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Caminhada em zona rural, às portas de Lisboa • Capela de Nossa Senhora da Saúde • Igreja Matriz de Loures (Santa Maria) • Jardins do Palácio do Correio-Mor • Aldeia de Montemor • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Largo da Igreja Matriz de Loures
R. Fria 1, Loures
Latitude: 38°49’55.91″N
Longitude: 9°10’43.68″W
Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 13h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios