fbpx

setembro, 2022

11set9:0016:30Caminhada e Almoço-convívio - 7º Aniversário9:00 - 16:30 Estr. Q.ta de Matos 9, 2630-260 Arruda dos VinhosTipo Evento:Caminhada EVENTOLotado

Horário

(Domingo) 9:00 - 16:30

Ponto de Encontro

Estr. Q.ta de Matos 9, 2630-260 Arruda dos Vinhos

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de caminhada tem lugar em Arruda dos Vinhos,  e nas serras que lhe são próximas, num cenário rural com vistas soberbas desde o Alto do Forte da Carvalha, a quase 400 metros de altitude de onde poderemos observar desde Lisboa, Serra de Montejunto, Lezírias, Rio Tejo, até à Orla costeira do Oeste. Uma visão panorâmica de toda a zona circundante que não vai deixar ninguém indiferente, a partir de um dos mais importantes Fortes das Linhas de Torres Vedras!

No final deste percurso de 15kms teremos o nosso almoço-convívio, para manter a tradição.  Mais um evento a não perder!

A origem do nome “Arruda dos Vinhos”:

Arruda, vila histórica a qual a primeira referência data de 1160, aquando D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, lhe concede Foral. Através dos vestígios arqueológicos e referências toponímicas pode-se afirmar que este território tenha conhecido o início do seu povoamento alguns séculos antes de Cristo. Porém, a controvérsia acerca da origem do topónimo Arruda tem vindo a prevalecer ao longo da sua existência.

A teoria mais consistente prende-se com a sua localização geográfica, pela sua disposição territorial como ponto de passagem, aliado à fertilidade dos terrenos, sendo igualmente conhecida desde os tempos mais remotos pela prática do cultivo de produtos hortícolas e sobretudo, pela produção vinícola. Ora, o vinho é uma marca não só de Arruda, mas da região Oeste, mais próxima da capital. Os vinhos de Torres Vedras, Dois Portos, seriam escoados até ao Tejo (segundo os autores em S. Iria da Azóia, uma vez que existem referências históricas ao «vinho de Lisboa chamado ansoye» (p.5). seguindo para exportação em navios mercantes. Arruda era também rota de passagem dos Caminhos de Santiago, pela Freguesia de Santiago que, segundo consta, foi fundada por cruzados no século XII.

Forte da Carvalha

Localizado junto à localidade da Carvalha, no ponto mais alto do concelho, protegia o Vale de Arruda juntamente com o Forte do Cego, permitindo fogo cruzado sobre o inimigo, em caso de tentativa de transposição. Em termos defensivos, as canhoneiras possuíam um piso lajeado, sendo o terreno previamente preparado com enchimento de pedras ligado com argamassa. Apresentava igualmente Través construído em terra, que servia de proteção contra fogo inimigo.

Monumento Nacional desde 27 de março de 2019.

O Circuito de Arruda dos Vinhos é composto pelo Centro de Interpretação das Linhas de Torres, o Forte do Cego e Forte da Carvalha.

Localização: Alto da Carvalha, Freguesia de S. Tiago dos Velhos
Altitude: 394 m
Estruturas: Paiol, 4 Canhoneiras equipadas com 2 peças de calibre 9 e 2 peça de calibre 12
Capacidade: 400 soldados

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Arruda dos Vinhos • Chafariz • Forte da Carvalha • Moinho do Céu • Quintas de Pé-do-Monte • Moinhos • Aldeia da Mata  • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Estr. Q.ta de Matos 9,
2630-260 Arruda dos Vinhos

Latitude: 38°59’57.10″N
Longitude: 9° 4’55.86″W

Hora do Encontro: 9h00m
Hora prevista para final: 16h30 (com almoço)

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado adequado
Roupa adequada para caminhadas
Levar 1,5l de água
Chapéu

RESERVA

EVENTO FECHADO


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

8€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top