julho, 2019

27jul9:3014:15Caminhada das margens do Lizandro ao Atlântico9:30 - 14:15 Parque de estacionamento ao lado da Junta de Freguesia (fica à beira na Estrada Nacional que liga Ericeira a Sintra)Tipo de Evento:Caminhada

Hora

(Sábado) 9:30 - 14:15

Ponto de Encontro

Parque de estacionamento ao lado da Junta de Freguesia (fica à beira na Estrada Nacional que liga Ericeira a Sintra)

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio no centro da Carvoeira, concelho de Mafra. Uma vez percorridas algumas das artérias da povoação, rumaremos até ao vale do rio Lizandro, passamos pela Ermida da Senhora do Ó e mais adiante chegaremos ao esplêndido cenário da praia da Foz do Lizandro. Prosseguimos em direcção Praia de S. Julião, depois subiremos até ao Pobral e de novo entramos na rota que nos conduzirá ao nosso ponto de partida.

Carvoeira

Presume-se que o nome de Carvoeira se tenha devido ao facto de outrora, junto à velha ponte que se julga romana, se carregarem barcos com carvão com destino a Lisboa.

Esta terra gozava de um privilégio curioso: no local onde o rio que atravessa a freguesia desagua no mar, existia um local de vigia, chamado facho, onde se acendia uma fogueira quando era avistada alguma embarcação dos mouros. Os habitantes da freguesia estavam isentos de serem soldados, mas, em contrapartida, eram obrigados a fazer sentinela ao referido facho, acendendo uma fogueira se necessário fosse.

Capela de Santo António, a Capela de São Julião e a Igreja de Nossa Senhora do Ó merecem referência no que respeita ao património artístico da freguesia. Junto à velha ponte, hoje alterada na traça, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora do Ó, cuja data de construção permanece incerta. O alpendre e o muro terão servido de trincheira numa batalha travada em 1585 entre um punhado de portugueses, liderados por Mateus Álvares, que ficou conhecido como o falso rei D. Sebastião e duas companhias da infantaria espanhola. A igreja foi-se degradando mercê das inundações provocadas pelas cheias do rio que ciclicamente alagava todo o vale, chegando a servir de ninho a ratos que danificaram valiosos missais do século XVIII. Quando as suas paredes já abriam fendas que punham em causa a estrutura do edifício, foi recuperada em 1983. Passados cinco anos, foi alvo de novo assalto, perdendo quase todas as imagens, incluindo a de Nossa Senhora do Ó. O relógio de sol, num dos cunhais, é de 1763. No alto da costa, dominando o Oceano, ergue-se a Capela de São Julião, presumivelmente do século XVI apesar da data de 1768 inscrita na porta principal, que deverá tratar-se da altura da sua reconstrução após o terramoto. É interiormente forrada a azulejos setecentistas com a história da vida de São Julião. O relógio de sol é datado de 1754 e o cruzeiro de 1764.

Pão do Ó

Apresentado no dia 1 de novembro de 2014, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Foral desta freguesia, o Pão do Ò resulta da vontade da Junta de Freguesia da Carvoeira e da arte e do engenho do Café Fuso, onde é comercializado mediante encomenda.

Fomos procurar nas nossas origens aquilo que poderíamos trazer para o nosso doce regional e assim…o pão do Ó só poderia ter nascido na freguesia da Carvoeira, uma vez que, seguindo uma receita antiga de pão de ló, ele é negro como o carvão, devido à origem do nome Carvoeira, e homenageando Nossa Senhora do Ó, nossa padroeira, cada bolo tem um “Ó”, que é a adaptação da forma ovóide do seu ventre e que simboliza a vida, a esperança e a fertilidade.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Igreja Matriz da Carvoeira (que visitaremos) • Vale do Rio Lizandro • Ermida de Nossa Senhora do Ó • Praia da Foz do Lizandro • Praia de S. Julião • Capela de S. Julião • Rio Lizandro • Praias e zonas costeiras • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de estacionamento ao lado da Junta de Freguesia (fica à beira na Estrada Nacional que liga Ericeira a Sintra)
Estrada da Adega da Cruz
Estrada Nacional 247 – Carvoeira
2655-030 Carvoeira

Latitude: 38°56’29.07″N
Longitude: 9°23’48.24″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 14h15m

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.
Faça upload da confirmação de pagamento ou envie por email para inscricoes@caminhando.pt