janeiro, 2021

23jan9:3014:00Caminhando do Guincho à Grota9:30 - 14:00 CascaisTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:30 - 14:00

Ponto de Encontro

Cascais

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio no Centro de Interpretação das Dunas da Cresmina e segue em direcção à belíssima zona da costa atlântica, com paisagens de cortar a respiração. Desde a praia do Guincho, até à Praia da Grota ficaremos a conhecer toda a beleza desta zona e no regresso aproveitamos para utilizar caminhos e trilhos rurais bem menos conhecidos. A não perder sem dúvida as panorâmicas da Praia do Guincho, do Cabo Raso e da Praia do Abano, com o seu Forte à beira-mar.

O Forte do Abano:

O Forte do Abano, também conhecido por Forte do Guincho ou Forte das Velas, localiza-se entre a Praia do Abano e a Praia do Guincho. Está muito perto de Cascais, Sintra e Lisboa, estrategicamente virado para o mar, perto de tudo, mas quase escondido… O que lhe confere uma magia especial!.

O Forte foi construído por volta do ano de 1642, durante o reinado de D. João IV, com o intuito de vigiar e proteger a costa, fazendo parte de um conjunto de fortalezas construídas para defesa da costa de Cascais.

Tem um formato rectangular, com um páteo central; a zona virada para terra servia de alojamento e a frente marítima albergava toda a artilharia necessária.

Findadas as suas funções de defesa, durante o último século serviu de centro de apoio a campista e a desportos náuticos, havendo um projecto lançado pela Câmara de Cascais que visa transformar este monumento num centro de interpretação do Parque Natural de Sintra.

Actualmente encontra-se desocupado e a degradar-se, mas mesmo assim sem perder o charme característico de um edifício histórico imponente junto ao mar!

A norte do Abano

A partir da praia do Abano e ao longo de cerca de 1 km para norte, ocorre uma sucessão de calcários e margas com idades entre 160 e os 145 milhões de anos. Estas rochas sedimentares evidenciam estruturas geológicas resultantes da evolução da região num período em que o oceano Atlântico Norte se começava a expandir. Para além de falhas e estruturas de deslizamentos submarinos associados a esta atividade tectónica, podem ainda observar-se os efeitos da intrusão de rochas magmáticas (Complexo Ígneo de Sintra) nas referidas camadas, ocorrida há cerca de 80 milhões de anos, nomeadamente uma rede de filões com geometrias diversificadas, assim como os efeitos do calor e dos fluidos que deram origem a fenómenos de metamorfismo pouco intenso.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Dunas da Cresmina • Praia do Guincho • Forte do Abano • Praia do Abano • Praia e Enseada da Grota • Biscaia • Ponta da Abelheira • Arneiro • Forno de Cal • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de estacionamento do Centro de Interpretação das Dunas da Cresmina
Rua da Areia, Cresmina
2750-642 Cascais

Latitude: 38°43’35.91″N
Longitude:   9°28’7.31″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para final: 14h

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
8€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado adequado, botas ou sapatos com boa aderência
Roupa adequada para caminhadas
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu
Protector solar

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado