abril, 2021
Horário
(Domingo) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
Coruche
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_size="1" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre em Coruche, a capital mundial da cortiça a iremos percorrer alguns dos seus mais aprazíveis espaços naturais, como as margens do Rio Sorraia e o Açude da Agolada. Aproveitamos ainda para ficar a conhecer alguns dos pontos mais bonitos como a praça do município, o pelourinho e a Igreja de Nossa Senhora do Castelo. Mais um evento a não perder!
Área natural do Açude da Agolada
Situada a 2,5km da vila de Coruche, a área natural do Açude da Agolada possui 226 hectares e um açude de 1km de comprimento que propicia um ambiente saudável, tranquilo e relaxante. Rodeado de vegetação frondosa e abundante (sobreiro e pinheiro, essencialmente), o açude concede numerosas alternativas para quem gosta de atividades na natureza.
Coruche a a floresta de montado
A floresta do montado é um caso notável de renovação, exploração sustentável e o que torna Coruche especial, chamando a si o título de Capital Mundial da Cortiça. Coruche combina assim o privilégio do belo e do bom. Cerca de 50% do concelho é floresta, num montado misto, de sobreiro e pinheiro manso, fileiras de excelência, quer pelos produtos gerados, a madeira, a cortiça e o pinhão de qualidade e valor económico, quer pela riqueza da fauna e da flora mas também pelo elevado contributo ambiental e valor ecológico combinado.
Observatório do Sobreiro e da Cortiça
O Observatório do Sobreiro e da Cortiça é um edifício singular, único no país, revestido a cortiça no exterior e no interior do auditório. Foi desenhado pelo arquiteto Manuel Couceiro como homenagem ao sobreiro, árvore de Portugal.
Cortiça
Coruche é a Capital Mundial da Cortiça. No concelho é extraída 8% da cortiça nacional. Nas unidades fabris de Coruche produzem-se 5 milhões de rolhas de cortiça por dia.
Sino
Foi encontrado em Coruche o mais antigo sino de Portugal, datado do séc. XIII, visitável no Museu Municipal de Coruche.
Pelourinho
Símbolo por excelência da autoridade municipal e do poder concelhio, o primitivo pelourinho quinhentista situava-se no largo fronteiro ao edifício dos Paços do Concelho. Desmanchado por volta dos anos trinta do século XX, a coluna foi reutilizada numa construção da época, enquanto o capitel continua, ainda hoje, conservado numa casa particular. E foi precisamente a partir desses dois fragmentos que foi feita a reconstituição do atual pelourinho de Coruche. A réplica foi colocada em 1941 no largo, junto aos Paços do Concelho
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Zona ribeirinha do rio Sorraia • Açude da Agolada • Praia Fluvial • Jardim e área de lazer • Pelourinho • Miradouro de Nossa Senhora do Castelo • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Bar del Rio – Parque de Estacionamento junto â Praça de Touros
2100-315 Coruche
Latitude: 38°57’28.36″N
Longitude:38°57’28.36″N
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 14h
Faça Já A Sua Inscrição
Valor da Inscrição
8€ por pessoa
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais