outubro, 2023
Horário
(Sábado) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Largo 5 de Outubro, 2985-014 Canha
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Nesta proposta de caminhadas iremos até Canha, a maior freguesia do concelho do Montijo. Canha, antiga Villa Nova de Cayna, segundo apontamentos e pergaminhos encontrados, é uma povoação tão antiga como a nacionalidade portuguesa. Situada na margem esquerda da Ribeira de Canha ou Ribeira de Almansôr, é a freguesia mais distante da atual sede de concelho. De características rurais, é dotada de uma beleza natural e paisagística de grande atratividade. Diz o povo que aqui existiu um castelo e um poço, e que segundo a lenda, quem deste se aproximasse à meia noite em noite de luar, acharia um tesouro. Lendas ou histórias fantásticas! Não sabemos. Mas uma coisa é certa, a vila de Canha é sem dúvida um tesouro, por descobrir!
Canha
Canha foi terra de lavradores e latifundiários que aqui desenvolveram a atividade agrícola, trazendo a prosperidade à vila. No centro da vila, na rua do Castelo encontra-se a Casa Piteira da autoria do arquiteto Hermínio Vaz Barros, um imóvel que apresenta o aspeto pitoresco da “casa portuguesa”, com telhado de beirais e varanda com alpendre. Mais à frente temos a Ermida de S. Sebastião ou da Misericórdia, fundada no século XVI, com posteriores remodelações. Existe ainda o Museu Etnográfico de Canha, situado na antiga casa de um saudoso médico local. Aqui, pode visitar algumas exposições e outras manifestações de cariz cultural.
De paredes meias com o Alentejo, o traçado do casario da vila, caiado de branco, na sua maioria de piso térreo, apresenta aqui e ali, um elemento característico – a grande chaminé alentejana, onde no inverno arde o azinho e fumam-se os enchidos. Destaque ainda para o arco sineiro do antigo edifício da Câmara Municipal, atual Posto da GNR.
Na Rua de Santo António merece destaque a Igreja de Nossa Senhora de Oliveira. Fundada no século XIII, a igreja que atualmente se observa é uma edificação do século XVII. No átrio que antecede a entrada, a simbólica Oliveira convida-nos a entrar e descobrir este tesouro tão bem guardado. A sua riqueza interior, não nos é denunciada pelo simples e austero exterior, cuja riqueza azulejar nos surpreende. Um magnífico retábulo de talha dourada, acresce à riqueza do conjunto.
Destaque ainda para a Fonte Velha, que embora velha, ainda nos refresca com água nova e boa. Diz o povo que antigamente era o local de encontro dos namorados. A Ribeira de Canha constitui também um local excelente para a observação de flora e fauna. Devemos estar atentos ao céu e aos campos pois é possível avistarmos cegonhas brancas, milhafres, águias, e outras aves interessantes que cruzam o espaço aberto deste montado a perder de vista.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Ribeira de Canha • Fonte Velha • Igreja Sra. da Oliveira • Casa Piteira • Área de montado • Ermida de S. Sebastião • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Largo 5 de Outubro, 2985-014 Canha
Latitude: 38°46’3.63″N
Longitude: 8°37’33.89″W
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
8€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios