setembro, 2022
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Praceta do Além - Venda do Pinheiro
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento vamos caminhar na Aldeia da Roupa Branca – vulgo Charneca do Milharado, aldeia imortalizada no filme “Aldeia da Roupa Branca” pela “famosa” actriz Beatriz Costa (Beatriz da Conceição de seu nome), local onde a mesma nasceu a 14 de Dezembro de 1907, no Casal Barreiro. Ficaremos a conhecer a aldeia assim como toda a sua zona envolvente onde imperam ainda fortes traços rurais de de natureza campestre. Mais um evento a não perder!
O filme “Aldeia da Roupa Branca”
Este foi o filme que projectou Beatriz Costa para o estrelato. A vida, o quotidiano, os costumes pitorescos, as zangas, as rivalidades e as paixões da pequena comunidade saloia da periferia de Lisboa, que se encarregava da lavagem da roupa no rio. Duas famílias, a do tio Jacinto e a sua azougada afilhada Gracinda, e da viúva Quitéria e o seu filho Luís, mantêm entre si uma viva e feroz concorrência no negócio da roupa branca, que os leva a alguns extremos. Tudo se irá, porém, resolver da melhor forma com o aparecimento de uma camioneta comprada em Lisboa, o que vai inaugurar uma nova era no trabalho da lavagem de roupa dos “alfachinhas”
“A Aldeia da Roupa Branca” de Chianca de Garcia é um notável exemplo do cinema português na sua era dourada, que se estendeu dos anos trinta aos anos cinquenta, sobretudo ao nível da comédia de costumes, em que se integra esta divertida e mordaz história de duas famílias saloias que se envolvem numa constante rivalidade, sempre à beira do conflito, para conseguirem as melhores encomendas de roupa para lavar. Garcia contou com um notável leque de talentos na elaboração deste projecto, como as participações de José Gomes Ferreira e de Ramada Curto no argumento, a de Aquilino Mendes na fotografia e Miguel Vieira de Sousa na montagem, este último claramente o grande responsável por essa sequência de antologia que é a emocionante e espectacular corrida de carroças.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Aldeia da Roupa Branca • Antigos moinhos de vento • Local de nascimento de Beatriz Costa • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Praceta do Além
Venda do Pinheiro
Latitude: 38°54’56.32″N
Longitude: 9°12’15.11″W
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
8€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios