dezembro, 2019

21dez9:2014:45Caminhando na Rota das Antas e Gruta de Salemas9:20 - 14:45 Largo da Igreja Matriz em LousaTipo de Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:20 - 14:45

Ponto de Encontro

Largo da Igreja Matriz em Lousa

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem como objectivo conhecer uma zona ainda com bastantes traços de ruralidade, às portas de Lisboa e passar por algum do mais significativo património do concelho de Loures: as Antas de Carcavelos, de Salemas e de Casaínhos. Aproveitamos ainda para ficar a conhecer a Gruta de Salemas. Para além destes atractivos a nossa caminhada passa ainda por uma parte da rota da 2ª Linha defensiva de Torres Vedras, com a visita ao Forte do Mosqueiro, sem esquecer a subida ao Miradouro do Cabeço de Montachique a 449 metros de altitude.  Mais uma caminhada a não perder!

Para aguçar o apetite deixamos a indicação de alguns dos mais emblemáticos pontos de passagem, num percurso com alguns desafios, como seja a subida ao Miradouro do Cabeço de Montachique e à Anta do Alto da Toupeira ou Salema.

Anta de Carcavelos

A Anta de Carcavelos é uma sepultura colectiva megalítica composta por uma câmara sepulcral de forma poligonal. Está localizada numa zona predominantemente rural da freguesia de Lousa, perto da povoação de Carcavelos e é um dos vestígios pré-históricos melhor preservados do concelho de Loures, em parte devido ao isolamento do mesmo.
O monumento é constituído por seis esteios de calcário provenientes da região dos quais cinco fariam parte da câmara e o sexto pertenceria ao corredor. Junto ao monumento existem ainda algumas lages de calcário, uma das quais de grande dimensão que poderia constituir a cobertura da anta.
Dos estudos realizados em 1994, resultou a recolha de diverso espólio, nomeadamente instrumentos polidos dos quais se podem destacar pontas de seta, cerâmicas lisas e decoradas, pratos, objectos de adorno, entre outros artefactos.

Gruta de Salemas

A Gruta das Salemas, descoberta na década de 50, é um corredor sinuoso, com cerca de 30 metros de comprimento e um metro de largura média, que termina numa exígua sob. 0 chão rochoso apresenta, junto da entrada da cavidade, diversas marmitas e fracturas que se encontravam preenchidas por terra rossa (com pedras calcárias e basálticas), indústrias pré-históricas (do Paleolítico superior) e ossos de fauna quaternária: ursos (Ursus arctos e Ursus spelaeus), felinos (Felis pardus e Felis pardina), Hiena (Hyaena croata spelaea), Lobo (Covis lúpus). Cavalo (Equus caballus), etc. A pobreza de utensí­lios encontrados indicará que a Gruta das Salemas nunca deve ter servido de habitação permanente: inicialmente (no Paleolitíco) constituiria um obrigo temporário e, mais tarde (no Neolítico), uma necrópole.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Igreja Matriz de Lousa • Anta de Carcavelos • Encosta da Saúde • Anta do Alto da Toupeira ou Salema • Gruta de Salema • Anta de Casaínhos • Forte do Mosqueiro • Miradouro do Cabeço de Montachique • Ruínas do Sanatório do Grandella • Paisagens naturais • Moinhos •

Localização

Ponto do Encontro

 Igreja Matriz de Lousa

Latitude: 38°53’22.45″N
Longitude: 9°12’23.53″W

Hora do Encontro: 9h20
Hora prevista para o final: 14h45m

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível ++0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

++Pela distância a percorrer

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X