março, 2025

09mar9:3014:00Caminhando na Serra do Picoto e Grutas da Columbeira9:30 - 14:00 Rua Coronel Nicolau Trante, 24, 2540-659 Roliça (Bombarral)Tipo Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 14:00

Ponto de Encontro

Rua Coronel Nicolau Trante, 24, 2540-659 Roliça (Bombarral)

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta caminhada vai nos dar a conhecer a região onde teve lugar a Batalha da Roliça, cenário de um confronto aquando das Invasões Francesas. No nosso percurso iremos passar pelo Miradouro e Baloiço da Serra do Picoto, com umas vistas desafogadas por toda a envolvente, pelas Grutas da Columbeira e pelo Castro e ainda pelo Monumento de Homenagem ao Coronel Lake. Com uma ruralidade intensa, com destaque para os pomares, vai com certeza apreciar os trilhos fantásticos e algumas subidas desafiantes. Mais um evento a não perder!

Batalha da Roliça

A 17 de Agosto de 1808, ocorre a sul do então concelho de Óbidos (hoje Bombarral), a Batalha da Roliça, a primeira de muitas batalhas da designada Guerra Peninsular. O conflito iria durar até 1814 com muitas vidas e bens perdidos, marcando para sempre a região, assim como o futuro de Portugal e da Europa. A Batalha da Roliça e do Vimeiro são os primeiros confrontos militares sérios na Península Ibérica entre as forças britânicas e francesas. Os primeiros venceram os dois combates e puseram fim à primeira invasão francesa. O campo desta batalha situa-se na Freguesia da Roliça e a 1ª Posição do exército francês ocupou um pequeno planalto junto à aldeia. A Roliça significou, não só para Wellesley mas para todos os soldados britânicos, a confirmação de que, apesar da fama de Napoleão, era possível ganhar os franceses.

No Miradouro do Picoto poderemos contemplar toda a área envolvente e ganhar forças para o regresso ao ponto inicial, feito entre caminhos rurais e uma paisagem agrícola geometricamente trabalhada pelo Homem.

Grutas da Columbeira

A Gruta Nova da Columbeira foi descoberta em 1961. Encontra-se situada na vertente norte do Vale Roto a cerca de 20m acima do fundo do vale. Desenvolve-se ao longo de um comprimento de 20m, com cerca de 4 a 5m de largura e 10m de altura máxima. O espólio recolhido é atribuível a períodos do Paleolítico médio e superior, tendo-se encontrado a indústria de técnica mousteriense associada a restos de Neandhertal.

Situada na mesma vertente do vale, embora numa cota superior, está a Gruta da Lapa do Suão, outro dos sítios arqueológicos do Bombarral com comprovada ocupação humana durante milhares de anos. Além de vestígios do Paleolítico Superior, foram recolhidos indícios de ocupação mais recentes, do Neolítico, como pequenas estatuetas de coelhos. Esta gruta terá ainda recebido o depósito secundário de ossadas humanas, havendo evidências de carbonização de material ósseo coincidente com o período pré-histórico recente. Aqui, foram também recolhidos artefactos compatíveis com a Idade do Cobre, nomeadamente, uma taça em cerâmica decorada formando um motivo floral.

Castro da Columbeira

O Monte onde se situa o Castro, chamado “Serra do Castelo” encontra-se sobranceiro à povoação da Columbeira. Trata-se de um importante povoado da Idade do Cobre com cerca de 4.000 anos. Tem duas cinturas de muralhas reforçadas com torres. A fortificação central, de formato quadrangular, apresenta torres circulares, bastiões semicirculares e uma entrada virada para sudeste. Os materiais encontrados, que permitem integrar este povoado na Idade do Cobre inicial, constam vasos cerâmicos, alguns decorados, pontas de seta e lâminas em sílex, machados de pedra polida, utensílios em osso e pesos de tear. Os seus habitantes desenvolviam atividades agrícolas e pastorícias.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Roliça  • Miradouro e Baloiço • Serra do Picoto • Grutas da Columbeira (Gruta Nova e Lapa do Suão) • Castro da Columbeira • Vale Roto • Ribeira da Zambujeira • Posições Francesas na Batalha da Roliça • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Rua Coronel Nicolau Trante, 24
2540-659 Roliça (Bombarral)
(Largo da Igreja da Roliça)

Latitude: 39°18’49.81″N
Longitude: 9°10’58.05″W

Hora do Encontro: 9h20
Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 14h

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.

Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.

Formulário de Inscrição

Go to Top