outubro, 2022
Horário
(Sábado) 9:00 - 18:00
Ponto de Encontro
Largo da Capela 2, 2565 Furadouro
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Grande Caminhada, com 30kms de extensão, decorre na zona Oeste, mais concretamente na cordilheira composta pela Serra do Socorro e da Archeira repletas de paisagens magníficas. Ao longo desta caminhada teremos ocasião de percorrer alguns fortes das Linhas de Torres, como o do Archeira e da Feteira, entre outros. Passaremos ainda nas Termas dos Cucos, e percorremos as margens do rio Sizandro, quase à chegada a Torres Vedras. Nesta caminhada não faltará a subida desafiante até ao topo da Serra do Socorro, antes de descermos rumos ao Furadouro, nosso ponto de partida e chegada. Mais um evento a não perder!
Ermida de Nossa Senhora do Socorro
No topo da Serra do Socorro, erigiu-se, em inícios do séc. XVI a Ermida de Nossa Senhora do Socorro conservando-se ainda elementos arquitetónicos manuelinos, nomeadamente o alpendre, a abóbada da nave e o portal lateral Sul. Dada a sua elevação, foi um dos locais escolhidos para a implantação de um telégrafo durante a Guerra Peninsular, em 1810, permitindo a comunicação entre os postos da 1.ª e 2.ª Linhas de Torres Vedras. O Povoado da Serra do Socorro e a Capela de Nossa Senhora do Socorro encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público. Este local é palco de uma importante romaria em 5 de agosto e é também um dos miradouros naturais com maior relevância na Região Oeste. O Centro Interpretativo da Serra do Socorro encontra-se instalado na área anexa à Ermida e contém uma área expositiva sobre a História e Património da Serra do Socorro, as Comunicações Visuais na Guerra Peninsular e o Telégrafo da Serra do Socorro.
Forte da Archeira
O Forte da Archeira, localizado num local estratégico do sistema defensivo das Linhas de Torres (obra militar n.º 128), é uma estrutura de grande dimensão que pertencia à Primeira Linha Defensiva, a par com os fortes de Catefica e Feiteira, localizados um pouco mais a norte, cujo objetivo seria a defesa dos vales de Ribaldeira e Runa. Apresenta um perímetro de 436,48 m e uma área de cerca de 9.534,44 m2, estava munido com seis bocas-de-fogo (calibre 12) e uma guarnição de 500 homens. Apesar de não possuir canhoneiras, no seu interior existem vestígios do que aparenta ser um paiol semienterrado. Integra o conjunto das Fortificações das Linhas de Torres Vedras classificadas como Monumento Nacional.
Forte da Feiteira
O Forte da Feiteira, de dimensão média (obra militar nº 129), apresenta um perímetro de 287,5 m e uma área de cerca de 5.901 m2 e estava munido com 13 canhoeiras, seis bocas-de-fogo (seis de calibre 9 e três de calibre 12) e uma guarnição de 350 homens. O fosso tem escarpa e contra escarpa em alvenaria e os travezes interiores bem definidos, com cama em alvenaria. Integra o conjunto das Fortificações das Linhas de Torres Vedras classificadas como Monumento Nacional.
Forte de Catefica
O Forte de Catefica está integrado na Primeira Linha de Defesa e está localizado a norte dos Fortes da Feiteira e Archeira. Obra militar n.º 130, é uma estrutura de pequena dimensão, constituída por 15 canhoneiras e travezes, tendo no seu interior um moinho, que provavelmente terá sido utilizado como paiol. Integra o conjunto das Fortificações das Linhas de Torres Vedras classificadas como Monumento Nacional.
Moinhos de vento
O moinho de vento de torre fixa em alvenaria e tração por sarilho é o tipo de moinho mais característico da região Oeste. O edifício, de forma cilíndrica, é uma construção robusta de pedra e cal, com uma base de cerca de cinco metros e meio de diâmetro e quatro metros e meio de altura. O topo é coberto por uma estrutura de madeira com tábuas, serapilheira ou lona, revestida a alcatrão – o capelo. No interior podemos observar o sarilho, mecanismo que permite rodar a copa do moinho e o mastro conforme a orientação do vento. O mastro é composto por oito velas de pano e cerca de doze a quinze búzios.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Serra do Socorro • Serra da Archeira • Fortes das Linhas de Torres • Moinhos de Vento • Termas dos Cucos • Rio Sizandro • Ermida N. S. do Socorro • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Largo da Igreja Matriz do Furadouro (Largo da Capela)
Rua da Capela – Furadouro (Torres Vedras)
Latitude: 39° 1’48.47″N
Longitude: 9°12’37.90″W
Hora do Encontro: 9h00
Hora prevista para o final: 17h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os items não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios