setembro, 2018
Horário
(Domingo) 10:15 - 13:30
Ponto de Encontro
Largo dos Jerónimos – Belém
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_size="1" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento propomos uma Visita Guiada ao Jardim Botânico Tropical um dos magníficos espaços verdes da nossa cidade. Após a Visita convidamos todo o grupo para um Passeio Fotográfico com passagem em locais aprazíveis da zona de Belém, como alguns dos seus bonitos jardins e espaços verdes.
O Jardim Botânico Tropical:
O Jardim Botânico Tropical (JBT) está situado na zona monumental de Lisboa, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. O Jardim Botânico é especializado na flora tropical e subtropical, incluindo mais de 500 espécies originárias de diversos continentes. Ocupa uma área de cerca de 7 hectares, integrando um Jardim Botânico com cerca de 5 ha, que inclui uma estufa com aquecimento, e outros abrigos de vários tipos (IICT, 1983).
O Jardim Museu Agrícola Tropical (JMAT) foi criado em 25 de Janeiro de 1906 por Decreto Régio, no contexto da organização dos serviços agrícolas coloniais e do Ensino Agronómico Colonial no Instituto de Agronomia e de Veterinária, tendo-se denominado então Jardim Colonial.
Este Jardim, com uma forte vocação didáctica, é considerado “base indispensável ao ensino” por ser “indispensável o exemplar vivo para que a demonstração seja rigorosamente scientifica e educativa, para que o alumno não fique imaginando somente como são os animaes e os vegetaes, mas tenha a noção viva da realidade”.
Todavia, desde os seus primórdios o Jardim Colonial foi entendido, também, como centro de estudo e experimentação de culturas, como espaço de recolha de informação sobre a agricultura colonial, como centro promotor de relações com instituições congéneres (designadamente tendo em vista o intercâmbio de material vegetal) e como centro fundamental para a resposta a questões de índole técnica.
Na base para a organização dos serviços agrícolas coloniais, aprovadas e publicadas com o Decreto acima referido, estabelece-se, ainda, que a instalação do ensino agrícola tropical incluía um “laboratório” e um “museu” e que o Director do Jardim seria o docente da disciplina de Geografia económica e culturas coloniais.
Esta situação manteve-se até 1944, data em que o Jardim Colonial se funde com o Museu Agrícola Colonial para formar o Jardim e Museu Agrícola Colonial. Assim, o Jardim deixa de estar sob a dependência pedagógica do Instituto Superior de Agronomia e o seu Director deixa de ser um docente deste Instituto. A designação evoluiu em 1951 para Jardim e Museu Agrícola do Ultramar, passando a integrar-se em 1974 na Junta de Investigações do Ultramar, hoje Instituto de Investigação Científica Tropical. Em 1983 o Jardim adopta a designação actual de Jardim-Museu Agrícola Tropical (JMAT).
Inicialmente instalado nas Estufas do Conde de Farrôbo e respectivos terrenos anexos, o Jardim foi transferido em 1912 para a “Cêrca do Palácio de Belém”, onde ainda hoje se encontra.
Ao património natural acresce o património edificado que abrange diferentes estéticas (desde o séc. XVI ao séc. XX), valor arquitectónico e histórico diferenciado, sendo de destacar o Palácio dos Condes da Calheta, a Casa da Direcção e a Casa do Veado, para além da Estufa Grande, em arquitectura de ferro do início do século XX. A par deste património salienta-se, ainda, a estatuária presente no Jardim.
Alguns dos pontos de interesse deste evento
• Visita Guiada ao Jardim Botânico Tropical • Jardins de Belém • Padrão dos Descobrimentos • Torre de Belém • Jardim Brás de Albuquerque • Mosteiro dos Jerónimos •
Localização
Ponto do Encontro
Largo dos Jerónimos – Belém
Latitude: 38°41’52.43″N
Longitude: 9°12’15.15″W
Hora do Encontro: 10h 15m
Hora prevista para o final: 13h30m
Faça Já A Sua Inscrição
Valor da Inscrição
12€ por pessoa
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais
Formulário de Inscrição
[caldera_form id=”CF5a8f17b5a5015″]