novembro, 2019

23nov14:3016:30Visita Guiada ao Palácio da Bemposta14:30 - 16:30 Paço da Rainha 29, 1150-065 LisboaTipo de Evento:Visita Guiada

Horário

(Sábado) 14:30 - 16:30

Ponto de Encontro

Paço da Rainha 29, 1150-065 Lisboa

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos ficar a conhecer através de uma Visita Guiada o chamado Palácio do Paço Real da Bemposta, assim como a Capela, considerada monumento nacional. Neste palácio desenrolaram-se os factos políticos mais importantes da época de D. João VI como sejam os decorrentes da chamada Vila-Francada e os da Abrilada e aqui morreu D. João VI, em 10 de Março de 1826. Portanto motivos mais do que suficientes para vir connosco em mais um evento a não perder!

Palácio da Bemposta:

Da autoria de João Antunes, a construção do Paço da Bemposta destinado a residência de D. Catarina de Bragança ,mulher de Carlos II de Inglaterra e filha de D. João IV,remontam ao final do séc. XVII.

Profundamente afectado pelo Terramoto de 1755,a capela foi destruída quase por completo. A sua reconstrução ficou a cargo do arq. Manuel Caetano de Sousa,tendo a capela sido edificada de raíz, mas conservando o enquadramento primitivo. O alçado principal desdobra-se em três corpos articulados,onde o corpo central corresponde à capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Uma escadaria antecede a galilé de acesso à capela,preenchida por estátuas de mármore da Escola de Mafra.No exterior,a fachada imponente destaca-se pelo coroamento de platibanda e balaústres, pelo remate com frontão triangular, decorado no tímpano ,encimado por cruz sobre plinto, e pela varanda central, de balaustrada contracurvada, para a qual se abrem três janelões, sendo o central rematado por frontão tripartido ostentando as armas reais.

No interior a capela organiza-se dentro de um rectângulo de ângulos arredondados, a nave, com seis capelas laterais, constituindo a do Santíssimo Sacramento, pela sua profundidade,uma unidade espacial autónoma,à qual se justapõe a capela-mor. O programa decorativo é inspirado na obra prima do barroco joanino, a Capela de S. João Baptista, da Igreja de S. Roque, mas atribuindo-lhe já um certo gosto rococó tardio,que se abre a manifestações neoclássicas. Merecem, ainda, destaque as pinturas de Pedro Alexandrino de Carvalho e a tela do altar-mor ,figurando a padroeira, atribuída ao pintor italiano José Troni, sob a qual foi colocado um friso de retratos de elementos da família real.

Desde meados do séc. XIX o palácio acolhe a Escola do Exército, actual Academia Militar,e a capela voltou a abrir ao culto. A Capela está classificada como Monumento Nacional. O Paço Real da Bemposta integra a classificação do Campo dos Mártires da Pátria como Imóvel de Interesse Público.

Alguns dos pontos de interesse deste evento

• Visita Guiada ao Palácio da Bemposta • Visita à Capela de Nossa Senhora da Conceição •

Localização

Ponto do Encontro

Paço da Rainha 29, 1150-065 Lisboa

Latitude: 38°43’23.67″N
Longitude: 9° 8’17.09″W
Paço da Rainha 29, 1150-065 Lisboa

Hora de Início: 14h30
Hora prevista para o final: 16h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
8€ por pessoa

Nível +0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X