março, 2020
Horário
(Quinta-feira) 17:00 - 18:45
Ponto de Encontro
Largo São Domingos 11, 1150-320 Lisboa
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_size="1" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Neste evento iremos ficar a conhecer o Palácio da Independência/Condes de Almada, bem no coração de Lisboa, mas ainda assim, desconhecido para muitos, que passam diariamente ao seu lado, sem conhecer toda a sua história, interiores, jardins, que merecem bem a pena uma visita mais atenta e demorada.
Palácio da Independência:
Fundado em 1467, por D. Fernando de Almada, a sua traça medieval primitiva foi conhecendo alterações, tendo subsistido dessa época 4 portais e 2 grandes cháminés de cones facetados, à semelhança das do Palácio da Vila de Sintra. O edifício actual traduz, assim, uma linguagem resultante das intervenções manuelina e maneirista. De planta rectangular centralizada num pátio concebido para permitir a circulação de carruagens, o exterior do imóvel surge articulado em duas fachadas rigorosamente estruturadas, com uma ausência quase total de ornamentação, e animadas pela abertura de filas de janelas de sacada com moldura rectangular, concentradas num amplo portal, sobreposto por uma varanda de balaústres para a qual abre o janelão central do andar nobre, encimado pelo brasão dos Almada. Merecem destaque no interior, os painéis de azulejos barrocos, os de albarradas e os historiados joaninos. Este Palácio está classificado como Monumento Nacional, não só pelo seu valor artístico, mas também pela sua tradição histórico-política. Foi aqui que se reuniram, por diversas vezes, os conjurados que conduziram à Restauração da Independência de Portugal em 1640. Almeida Garrett habitou o palácio em 1834 e a 1ª comemoração pública da Independência a ter lugar no edifício ocorreu em 1861. Doado ao Estado em 1940 e após a sua ocupação sucessiva por vários organismos, o Palácio foi cedido na sua totalidade à Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em 1983, a qual procedeu a obras para a instalação de serviços, biblioteca e zonas de exposição.
Alguns dos pontos de interesse deste evento
• Palácio da Independência •
Localização
Ponto do Encontro
Em frente ao Palácio da Independência
Largo São Domingos 11,
1150-320 Lisboa
Latitude: 38°42’53.90″N
Longitude: 9° 8’20.91″W
Hora do Encontro: 14h 50m
Hora prevista para o final do evento: 17h
Faça Já A Sua Inscrição
Valor da Inscrição
12€ por pessoa
Equipamento
Calçado e roupa adequada para a visita
Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais
Formulário de Inscrição
[caldera_form id=”CF5a46f850d89a5″]