outubro, 2018
Horário
(Sábado) 14:50 - 17:00
Ponto de Encontro
Em frente ao Palácio Nacional da Ajuda (nos Jardins)
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
O Palácio Nacional da Ajuda foi declarado Monumento Nacional pelo Decreto de 16 de Junho de 1910. Durante as primeiras décadas do regime republicano dependia da Fazenda Pública, mantendo-se como palco para cerimónias oficiais e recebendo os visitantes que a Fazenda autorizava.
O edifício do Palácio Nacional da Ajuda não é, no presente, apenas a antiga residência real. Na ala norte do palácio estão instalados a Biblioteca da Ajuda (antiga biblioteca régia), a Galeria de Pintura do rei D. Luís I (concebida para a apresentação da colecção privada de pintura do soberano e actualmente sob a gestão directa da DGPC) e a Secretaria de Estado da Cultura. No quarto andar da ala sul está instalada a Direcção Geral do Património Cultural.
Cenário dignificante das cerimónias protocolares de representação de Estado, o Palácio da Ajuda desempenhou sempre essa função desde os primeiros tempos até aos dias de hoje. É nessa condição que o Palácio Nacional da Ajuda continua a emprestar o seu brilho às cerimónias da Presidência da República, para além de constituir um dos mais importantes museus de artes decorativas do país.
O espaço visitável do Palácio inclui dois pisos: o Piso Térreo onde se situam muitos dos aposentos privados e o Andar Nobre, onde se realizavam as recepções de gala.
O piso térreo inicia-se com uma sequência de quatro salas nas quais, pelas funções oficiais e privadas a que se destinavam, foi mantido um certo aparato, contribuindo para esse efeito as tapeçarias e as pinturas alegóricas dos tectos, remanescentes da decoração do início do século XIX. A partir da Sala de Música e ao longo da fachada poente, o piso térreo destinava-se aos aposentos pessoais. Introduziram-se novas dependências: Uma sala de estar – a Sala Azul, a Sala de Jantar para as refeições diárias da família, e zonas de lazer de que são exemplo a Sala de Mármore e a de Bilhar; por fim, as casas de banho dotadas de água corrente, quente e fria.
O Andar nobre do palácio era dedicado às recepções de gala. Neste piso encontram-se a Sala do Corpo Diplomático, a Sala do Trono, a Sala D. João VI – onde se realizavam os bailes -, a Sala dos Grandes Jantares – onde se realizavam os banquetes – entre outras salas de recepção oficial. De caracter privado são o Atelier de Pintura, a Biblioteca e o Quarto de Cama do Rei, criado no último ano da vida de D. Luís, em 1888, por conselho médico.
A 2ª parte do nosso evento será constituída por uma caminhada, numa distância aproximada de 8 kms.
Localização
Ponto do Encontro
Em frente ao Palácio Nacional da Ajuda (nos Jardins)
Latitude: 38°42’27.19″N
Longitude: 9°11’47.76″W
Hora do Encontro: 14h 50m (a Visita tem início às 15h)
Hora prevista para o final: 17h ou 19h30 (Visita e caminhada)
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
16€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios