abril, 2026

19abr8:0018:30Caminhando no Entroncamento com Visita ao Museu Ferroviário8:00 - 18:30 Estação Ferroviária do OrienteTipo Evento:Caminhada,Visita Guiada EVENTONovo

Horário

(Domingo) 8:00 - 18:30

Ponto de Encontro

Estação Ferroviária do Oriente

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de passeio de 1 dia, conjuga uma deslocação de comboio de Lisboa ao Entroncamento, com uma caminhada/passeio até ao Parque do Bonito, um almoço de convívio (opcional) e uma Visita Guiada ao Museu Nacional Ferroviário, finda a qual se regressa a Lisboa, mais uma vez de comboio. Em resumo, este é, sem dúvida, mais um evento a não perder!

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 19 de Março 2026

Programa detalhado

08.00 – Partida do local de encontro
08.23 – Embarque no Intercidades
09.30 – Reagrupamento junto do Posto de Turismo, no Jardim da Praça da República (em frente à estação)
09.40 – Caminhada até ao Parque do Bonito (Distância 7 km; Dificuldade: 2 (Escala de 1 a 5 sendo o 1 o mais fácil))
12.30 – Sugestão de almoço em restaurante local
14.30 – Início da Visita ao Museu (Duração prevista: 2 horas)
16.40 – Tempo livre
17.23 – Embarque no Intercidades
18.30 – Chegada a Lisboa

Parque Verde do Bonito

Localizado na zona norte do Concelho, o Parque Verde do Bonito é a maior zona verde do Concelho. É constituído por uma albufeira e um vasto espaço verde.  pós a sua requalificação (1ª fase) em maio 2013, tornou-se por excelência o ex-líbris do recreio e do lazer do Concelho. É o local ideal para desfrutar de diversas atividades ao ar livre, como passeios pedestres e de bicicleta. Na albufeira desenvolvem-se atividades de pesca desportiva.

Entroncamento – a terra dos fenómenos

O Entroncamento é vulgarmente conhecido em Portugal como sendo ‘a terra dos fenómenos’. De acordo com relatos populares, passam-se desde o seu começo eventos curiosos, extraordinários ou mesmo fantásticos, que recebem ainda hoje alguma cobertura dos media.

Uma origem plausível para esta denominação remonta à década de 50, altura em que um comerciante local colocou na montra do seu estabelecimento uma abóbora gigante, ou ‘fenomenal’, de modo a atrair a atenção dos transeuntes. A abóbora, adquirida por um agricultor da vizinha vila da Golegã, teria cerca de 50 kg. Durante os anos seguintes foram sendo expostos na dita montra outros legumes e frutos ditos ‘fenomenais’, fosse pelo tamanho ou por sua formas sugestivas, frequentemente antropomórficas, vindo a história a propagar-se e adquirir as dimensões actuais.

Entroncamento e o Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, que se abre a todos como um território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal. Este é um Museu de abrangência internacional, que ao contar a história do caminho de ferro em Portugal remete-nos para uma perspectiva singular da história da Europa e do Mundo. Técnica, arte e ciência cruzam-se com as narrativas das Sociedades, dos Grupos e dos Indivíduos. O caminho de ferro desbravou novos territórios, criou cidades, ligou comunidades mais ou menos longínquas, criou e sustentou novas ofertas e necessidades, mudou a forma de ver o mundo.

O que está incluído no programa:

– Transporte de Lisboa ao Entroncamento e regresso, no comboio Intercidades
– Caminhada e passeios de acordo com o descrito no programa, com Guia e Acompanhamento
– Visita Guiada ao Museu Nacional Ferroviário
– Seguros obrigatórios

Alguns dos pontos de interesse do Passeio e Visita Guiada

• Parque do Bonito • Albufeira • Observatório de Paisagem • Jardim da Locomotiva • Igreja Matriz • Entroncamento • Visita Guiada ao Museu Nacional Ferroviário • Paisagens Naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Estação Ferroviária do Oriente (junto à Sala de Espera do lado norte da Estação)
Av. D. João II – Piso 1
1990-233 Lisboa

Latitude: 38.7679619
Longitude: -9.1001305

Hora de Partida: 8h
Hora prevista para o final: 18h30

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA

EVENTO FECHADO


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

65€ por pessoa

Inclui:
• Bilhete de comboio intercidade Lisboa - Entroncamento e regresso
• Bilhete de entrada e Visita Guiada ao Museu Nacional Ferroviário
• Passeio no Entroncamento e caminhada até ao Parque do Bonito
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.

Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.

Formulário de Inscrição

Ir para o topo