junho, 2027
Timetable
20 (Domingo) 9:00 - 27 (Domingo) 18:30
Meeting Point
Humberto Delgado Airport, Lisbon
Event details
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Event details
Event Description
EVENT: Caminhando em Cabo Verde – Ilha de Santo Antão e São Vicente (as ilhas verdes do norte)
DATE OF REALISATION: 20 a 27 de Junho de 2027
DATA LIMITE DE INSCRIÇÕES: 31 Dezembro 2026 – Preço bonificado até essa data!
NOTE: MAXIMUM GROUP OF 16 PARTICIPANTS AND EXCLUSIVE
DESCRIÇÃO DO EVENTO: “Caminhando em Cabo Verde: Ilha de Santo Antão e São Vicente: as ilhas verdes do norte“
Nesta proposta de atividade iremos caminhar e aproveitar uma experiência única na Ilha de Santo Antão e na Ilha de São Vicente.. Venha daí connosco, numa viagem inesquecível!
These will be some of the most important places on our itinerary:
- Passeio a pé para conhecer Mindelo, cidade da cultura, música e miscigenação
- Visita ao Museu Cesária Évora, Praça Nova, Avenida Marginal – com a réplica da torre de Belém, a baía e a Alfândega Velha
- Caminhada à cratera do Vulcão do Calhau – 8kms
- Caminhada Círio → Bordeira Norte → Ribeira das Patas – 8kms
- Caminhada Ponta do Sol à Cruzinha – 13kms
- Visita ao Museu das Romarias
- Tour Gastronômico em Casa de família
- Passagem pela Praia da Ribeira Seca com a sua característica areia branca e preta, bem como as suas grutas de lava, Praia do Motcho e Vila piscatória da Cruzinha
- Caminhada Ribeira Vinha / Xôxô – 4kms
- Cratera Da Cova e Vila Das Pombas
- Degustação de Grogue
- Natural landscapes
TIME: Departure from Lisbon at 9am
RETURN: Arrival in Lisbon at 6.30 p.m.
A Ilha de Santo Antão
A ilha de Santo Antão é um lugar de beleza inigualável. Situada na parte noroeste de Cabo Verde, a partir do momento em que se põe os pés na ilha, o contraste das paisagens é inesperado e avassalador. A magnitude da ilha, com as suas extensas paisagens rochosas, vasto mar e vales verdejantes, oferece uma experiência única. Santo Antão foi descoberta em 1462 por exploradores portugueses e é um território com influências europeias, africanas e sul-americanas. A capital de Santo Antão é Porto Novo, e outras cidades importantes da ilha incluem Ribeira Grande e Paul.
Santo Antão é o lar de alguns dos trilhos mais impressionantes do mundo, oferecendo uma experiência única para caminhantes de todos os níveis.
O terreno acidentado da ilha e a diversidade de paisagens proporcionam o ambiente perfeito para os aventureiros explorarem e descobrirem novos caminhos.
A Ilha de São Vicente
Além da oferta cultural rica e animada, a ilha de São Vicente é dona de uma paisagem natural arrebatadora. Das montanhas escarpadas que se erguem sobre o Mindelo às águas cristalinas que beijam as suas margens, a ilha é um sonho para os amantes da natureza. Quem chega é acolhido no calor da morabeza, porque na nôs tera, nôs tudo ê família. Este traço cabo-verdiano receber todos como casa, exibe-se nos sorrisos calorosos e nos gestos de bem receber, que se traduzem num sentimento imediato de pertença e aceitação.
A ilha de São Vicente foi descoberta em 1462 por exploradores portugueses e, ao longo da sua história, tem sido um importante centro de comércio devido à sua localização estratégica. A capital e principal cidade é Mindelo, vibrante e colorida, conhecida pela sua animada cena musical e estupenda arquitetura colonial.
São Vicente cobre uma área de 227 quilómetros quadrados e é caracterizada por um terreno acidentado e montanhas íngremes
Programa detalhado da viagem:
Day 1
Passeio a pé para conhecer Mindelo, cidade da cultura, música e miscigenação. Mindelo é o resultado de duas grandes influências: as colônias portuguesas e britânicas, presentes nos quatro cantos das ruas e na arquitetura dos seus belos edifícios. Excursão ideal para conhecer como é que os cabo-verdianos vivem aqui e conhecer todos os segredos da sua história. Vamos visitar os diferentes mercados e degustar os produtos locais, visitar o Museu de Cesária no Palácio do Povo e passamos em frente à Câmara Municipal, da Praça da Igreja – o berço da cidade, a partir do qual foram construídos os primeiras casas e desenharam as primeiras ruas. Caminhamos pela Praça Nova, Avenida Marginal – com a réplica da torre de Belém, a baía e a Alfândega Velha – hoje o centro cultural do Mindelo e ateliers de pintores.
Day 2
Hoje, exploramos São Vicente «O Selvagem»: uma caminhada ao redor da cratera do extinto vulcão Calhau. Transfer de Mindelo para a Praia Grande, onde iniciaremos esta caminhada de 4 horas pela rocha basáltica ao longo da costa. Apesar da atividade das ondas e da ausência de vegetação, ainda conseguimos ver claramente o formato dos fluxos de lava. Retorno a Mindelo passando por Baía das Gatas. Após o almoço, é tempo de aproveitar à tarde a explorar a cidade ou descansar na magnifica praia de Laginha.
Day 3
A caminhada começa em Círio, com uma subida gradual por caminhos estreitos e paisagens áridas típicas do interior montanhoso. Ao alcançar a Bordeira Norte, o ponto mais alto da trilha, os caminhantes são recompensados com vistas panorâmicas sobre os vales profundos e a costa norte da ilha. A descida em direção à Ribeira das Patas revela uma mudança brusca na paisagem: de um terreno seco e rochoso para um vale verdejante, com plantações em socalcos e pequenas comunidades agrícolas. A chegada à Ribeira é marcada pela presença de água, vegetação abundante e um clima mais ameno.
Day 4
Mais do que uma oficina de culinária, esta excursão permitirá que você desfrute da experiência inesquecível de ser recebido na casa de uma senhora local que o receberá com toda a “morabeza” (arte de bem receber) que faz parte da identidade de qualquer habitante de Santo Antão. Vamos mergulhar na realidade da vida desta mulher e entender a cultura e as tradições de uma família local. Você também entrará em ação! Sua tarefa será ajudar a preparar um lanche típico nacional com alguns pratos confeccionados a moda cabo-verdiana, como Cuscuz, Pão na Brasa, fidjós e outros e levar na mala não só a experiencia, mas também o aprendizado. No final, degustará os pratos, acompanhados acompanhado de um café quentinho e chás de ervas naturais, água e frutas da estação.
Iniciaremos o passeio na Ponta do Sol, e passaremos pela estreita estrada das Fontaínhas, onde irá descobrir várias tipos de cultivo diferentes, que o levarão à “Selada” de Corvo, com vistas panorâmicas sobre a Ponta do Sol e o Corvo. Descida até à Ribeira, com as suas nascentes, em direção a Formiguinhas, uma pequena localidade sobranceira ao mar. Depois, chegaremos a Aranhas, uma vila abandonada. Depois, chegaremos à praia da Ribeira Seca com a sua característica areia branca e preta, bem como as suas grutas de lava. Aqui será o local perfeito para um piquenique. Segue-se uma passagem pela praia do Motcho. Por fim, a nossa viagem termina na pitoresca vila piscatória da Cruzinha.
Day 5
O Museu das Romarias fica na vila de Ponta do Sol, dedicado às festas religiosas da ilha, conhecidas como romarias, que são uma parte importante do património cultural da ilha. As exposições do museu incluem vestuário tradicional, instrumentos musicais e outros objetos utilizados nestas festas, bem como fotografias e vídeos que mostram as suas tradições. Nesta tarde será também organizada um workshop e um evento relacionado com as romarias, proporcionando uma experiência imersiva e interativa. Primeiro subimos ao vale da Ribeira da Torre, a montante da aldeia de Xôxô, sob um espetacular pescoço vulcânico. Para chegar à Ribeira de Vinha, passaremos por uma magnífica cascata de 150m de altura. Será uma caminhada soberba com uma vista panorâmica de 360º.
Day 6
Esta caminhada Inicia-se a cerca de 1 166–1 300 m de altitude, dentro da cratera de um antigo vulcão, onde ainda há cultivo de batata, milho, feijão e mandioca. A cratera oferece vistas espetaculares do vale e, em dias com nevoeiro, um ambiente místico. A trilha desce de forma acentuada entre pedras vulcânicas, com vários troços em espiral. Nesta etapa inicial, atravessa‑se o cenário agrícola mais verde de Cabo Verde: socalcos de cana‑de‑açúcar, plantações de café arábica, bananas, manga, abacate, mandioca e mais. A ribeira acompanha o percurso, com água cristalina e vegetação exuberante. Transita‑se por localidades como Chã de Manuel dos Santos, Chã de João Vaz e Eito.
Visita às instalações de fabrico de grogue com uma degustação dos produtos de cana da ribeira. O destino final é a vila das pombas com uma pequena subida (Opcinal) numa escadaria rumo ao topo, onde fica a estátua de Santo António das Pombas, com direito à uma vista incrível da vila de Paul.
Day 7
Dia livre para usufruir da cidade do Mindelo (possibilidade de visitar ainda alguns locais de acordo com o interesse de cada participante)
Day 8
Transfer para o aeroporto Cesária Évora.
NOTE: MAXIMUM GROUP OF 16 PARTICIPANTS AND EXCLUSIVE
Equipment: Suitable footwear and clothing for walking and hiking
Registration fee:
Price includes:
- Transport to the locations of each point on the tour and accommodation
– 7 noites de alojamento (7 noites em Hotel de 4 estrelas)
- All breakfasts included
– 4 Almoços (bebidas não incluídas)
– 5 caminhadas no conjunto das 2 Ilhas
– Bilhetes de Ferry inter-ilhas
- Tourist tax
- TSA (Airport Security Tax)
- Tours and visits as mentioned in the programme
- The proposed accommodation option includes various room types
- Walks with local guides and accompaniment
- Compulsory travel insurance
Price does not include:
- Lisbon-Cape Verde flights
- All meals not specified
- All items not mentioned under “Included”
REQUIRED:
- Passport valid for more than 6 months at the time of travel
1400€ (Preço por pessoa em quarto duplo com Seguro de Viagem com Cancelamento))
1600€ (Price per person in single room with travel insurance with cancellation)
Valor de entrada para reserva de lugar: 200€
FLIGHT INFORMATION:
Preço do Voo com a TAP desde Lisboa acresce 435€ com mala de 23kgs, mais mala de cabine e artigo pessoal. Horário dos voos: Saída às 9h do dia 20 de Junho e regresso às 18h30 no dia 27 de Junho.
You can check prices with other airlines and once your trip has been confirmed you can buy your own plane ticket.
Preços válidos até dia 31 de Dezembro 2026. A partir dai 100€ per participant
Notes:
a) Programme developed in partnership with a local travel agency
b) Registrations are limited and accommodation options are subject to availability at the time of booking.
c) If you have a group interested in this trip, contact us, we have personalised solutions.
Location
Meeting Point
Lisbon Airport
Latitude: 38°46'7.81″N
Longitude: 9° 7'46.31″W
Meeting time: 9:00 no dia 20 de Junho 2027
Estimated end time: 18h30 no dia 27 de Junho 2027
Route Features and Equipment
Circular
Circuit
Equipment
Suitable footwear and clothing for the event
RESERVE
REGISTER NOW
1400€ per person
- 1600€ in a single room
Includes:
• Transporte em Autocarro ou Minibus desde o Aeroporto em Cabo Verde - Mindelo até cada um dos locais descritos anteriormente
• 7 noites de alojamento (7 noites em Hotel de 4 estrelas)
- All breakfasts included
• 4 Almoços (bebidas não incluídas)
• 1 Pic-Nic e 1 Lanche Típico incluído
• 5 caminhadas no conjunto das 2 Ilhas
- TSA (Airport Security Tax)
- Tourist tax
• Bilhetes de Ferry inter-ilhas
- Tours and visits as mentioned in the programme
- The proposed accommodation option includes various room types
- Compulsory travel insurance
Not included:
- All items not mentioned.
Comments:
- Only registrations made by 4.30pm on the day before the event will be eligible for Personal Accident Insurance.
- PLACES WILL BE FILLED WHEN PROOF OF PAYMENT IS RECEIVED
• 1400€ (Preço por pessoa em quarto duplo com Seguro de Viagem com Cancelamento)
• 1600€ ((Preço por pessoa em quarto Individual com Seguro de Viagem com Cancelamento)
• Valor de entrada para reserva de lugar: 300€
- Notes:
a) Registrations are limited and accommodation options are limited to availability at the time of booking.
b) If you have a group interested in this trip, contact us, we have personalised solutions.
Data collection:
Personal information Name, date of birth and VAT number are required for personal accident insurance purposes.
Book:
After successfully submitting the bookingYou will be redirected to a confirmation page. If you have any difficulties making a booking, please contact contact us.
Registration Form
"*" indicates required fields




























