Largo Gen. Humberto Delgado - Praça de Touros
Events at this location
janeiro
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:30
Ponto de Encontro
Largo Gen. Humberto Delgado - Praça de Touros
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta caminhada vai nos dar a conhecer a pequena cidade de Montemor–Novo. Uma terra com história, rodeada de uma paisagem típica do Montado, recheada de pequenas quintinhas e montes alentejanos, situada na encruzilhada entre o Ribatejo e o Alentejo e por onde passava a antiga Estrada Real entre Lisboa e Évora. Nesta caminhada com cerca de 12 kms de extensão, percorreremos as suas ruas antigas e a parte inicial da Ecopista do Montado, que foi em tempos o antigo Ramal Ferroviário de Montemor-o-Novo. Passaremos também por miradouros com vistas espetaculares sobre a cidade, a Igreja de Nª Sra da Visitação, a Igreja da Misericórdia, a Escadaria do Quebra-Costas, o Castelo, o Mercado Municipal e as pontes sobre o Rio Almansor. Tempo ainda para uma visita ao Centro Interpretativo do Castelo de Montemor. Mais um evento a não perder!
O concelho de Montemor-o-Novo
O Município de Montemor-o-Novo situa-se na região do Alentejo Central, no distrito de Évora. O seu território estende-se por uma área de 1232km2 quadrados, tornando este concelho um dos maiores do país, dividido em 7 freguesias. A economia montemorense é marcadamente rural, com destaque para a produção de carne, azeite, vinho, cortiça e cereais, na sua maioria produtos regionais. Em termos industriais destacam-se as unidades alimentares. Quanto ao sector dos serviços, este situa-se essencialmente no ramo da administração e dos serviços pessoais.
O Castelo de Montemor-o-Novo
A torre do Relógio, no castelo, marcante símbolo da cidade de Montemor-o-Novo, foi construída no século XIII, durante o reinado de D. Dinis. Vigiava a porta da Vila, a principal entrada, numa das maiores cercas do reino, com quase dois quilómetros de perímetro. A extensa muralha, com quatro portas, respetivas torres e torreões, assegurava a defesa da povoação recém-conquistada. Foi no século XVI que a vila de Montemor atinge o seu período de maior apogeu. O crescimento populacional e económico determina a sua expansão para fora de muralhas, onde havia mais espaço e melhores condições de habitação e comércio, e ao progressivo abandono do núcleo fortificado. O conjunto monumental que compõe o castelo de Montemor-o-Novo, berço da atual cidade, é hoje um importante espaço turístico e de lazer, muito frequentado pela população local e visitado por quem vem de fora. desta região!
Ermida de Nossa Senhora da Visitação
A ermida de Nossa Senhora da Visitação é um dos locais mais visitados e venerados de Montemor-o-Novo. A vista para o castelo permite distinguir a evolução cronológica da cidade, de sul para norte, começando dentro de muralhas, estendendo-se pela colina e ocupando todo o espaço até à ermida que outrora se encontrava isolada. O culto a este local persiste há mais de 500 anos. As festas em honra de Nossa Senhora da Visitação celebram-se desde essa altura, revelando-se das manifestações religiosas mais populares e de maior longevidade do concelho de Montemor-o-Novo.
O edifício, construído no início do século XVI e ampliado no século XVIII, é de estilo manuelino. Na fachada, o painel de azulejos setecentista representa a visitação de Santa Isabel. No interior, os azulejos que revestem a nave são do século XVIII e alusivos à vida de Maria.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Jardim Público de Montemor • Castelo e Centro Interpretativo • Urbe antiga de Montemor • Antiga Estação Ferroviária • Ecopista do Montado • Ponte Ferroviária sobre o Rio Almansor • Igreja N. Senhora da Visitação • Igreja da Misericórdia • Escadaria do Quebra-Costas • Mercado Municipal • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Largo General Humberto Delgado
(Junto à Praça de Touros)
7050 Montemor-o-Novo
Latitude: 38°38’41.68″N
Longitude: 8°12’42.17″W
Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 14h00
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios