Quinta da Arada, R. Bento de Moura, 2845-154 Amora
Events at this location
setembro
Horário
(Domingo) 9:00 - 16:00
Ponto de Encontro
Quinta da Arada, R. Bento de Moura, 2845-154 Amora
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de caminhada tem lugar na Amora, concelho do Seixal. Faremos por estas bandas um agradável passeio, a que se seguirá o tradicional almoço-convívio para podermos comemorar condignamente mais um aniversário do Grupo… e já lá vão 10 anos! Mais um evento a não perder!
A Amora
A Freguesia de Amora goza de uma situação geográfica privilegiada. Possui uma grande área que é banhada por dois braços do rio Tejo (um que termina a Nordeste, em Corroios e o outro a Sul, na Torre da Marinha) e que, portanto, facilita o contacto com o exterior, por via fluvial. Por via terrestre foi sempre um ponto de passagem importante entre Cacilhas e o Sul (Azeitão, Setúbal e Sesimbra), funcionando como parte do corredor que liga a capital ao Sul do País.
Os moradores da Amora eram homens do mar, carreiros, mateiros, moleiros, trabalhadores e lavadeiras, como refere o livro das “Visitações”, no início do século XVIII. Por aqui se pode apreciar a grande variedade de atividades que se desenvolveram nesta Freguesia desde há longos anos e que, de um modo geral, eram comuns a todas as Freguesias do Concelho do Seixal.
Amora é uma povoação bastante antiga. Já é referenciada no século XIV. Assim, em 1384,Fernao Lopes, na Crónica de D. João I, refere esta povoação ao localizar as galés do Mestre de Avis, que se encontravam abrigadas no braço do rio Tejo, que fica entre o Seixal, Arrentela e Amora, durante as lutas com os castelhanos. A riqueza económica desta Freguesia assentava, desde a Idade Média, na cultura da vinha e na exploração de lenha e madeira da extensa floresta que se estendia até à Arrábida, fazendo parte da Coutada que é descrita, em 1381, por D. Fernando.
Esta Freguesia a partir da segunda metade do século XIX, começa a sentir os efeitos da maquina a vapor. Assim em 1862 já existia uma fábrica de moagem e descasque de arroz. Alguns anos depois em 1888, fundada a fábrica da “Companhia de Vidros da Amora”, na “Quinta dos Lobatos” à beira do rio Judeu, onde se construiu um cais de embarque para os produtos fabris e matérias primas.
Este estabelecimento fabril, especialmente dedicado ao fabrico de garrafas e garrafões, foi o primeiro do género a ser construído no País. Em 1900 já fabricavam 4 941 729 garrafas. Com esta fábrica, de grande interesse não só para a economia local, mas também para a nacional, foi reduzida a importação de garrafas e garrafões que até então se adquiriram em Inglaterra e Alemanha.
Junto da fábrica foi construído um bairro operário, que ainda se pode observar, onde foram instalados os operários garrafeiros que inicialmente, vieram de Inglaterra, mas, devido ao “Ultimatum” inglês, foram repatriados pouco tempo depois. De seguida, foram substituídos por 30 operários especializados oriundos de Hamburgo.
ALMOÇO A PAGAR NO RESTAURANTE:
Entradas: Diversas
Pratos: Buffet de cozinha portuguesa
Bebidas: Vinho da casa, Sangria, Águas, refrigerantes e Cerveja
Sobremesa e Café
Valor: 25€ por pessoa
Os lugares são limitados pelo que as inscrições serão consideradas de acordo com a ordem de chegada.
Nota: Caminhada gratuita para clientes habituais da Caminhando
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Amora • Coreto • Parque Urbano das Paivas • Zona Ribeirinha da Amora • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque de estacionamento do Restaurante “A Gamela”
Quinta da Arada, R. Bento de Moura Portugal,
2845-154 Amora
Latitude: 38.6078042
Longitude: 9.1231749
Hora do Encontro: 9h00m
Hora prevista para final: 16h00 (com almoço)
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado adequado
Roupa adequada para caminhadas
Levar 1,5l de água
Chapéu
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios