Rua do Geraldo Sem Pavor, nº 42, Valverde
Events at this location
fevereiro
Horário
(Sábado) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
Rua do Geraldo Sem Pavor, nº 42, Valverde
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre numa paisagem de montado tipicamente alentejana, mas onde não faltam outros importantes elementos: a água através de um belíssimo espelho de água formado pela Barragem da Tourega na ribeira de Valverde, a antiga vila romana de Nossa Senhora da Tourega e ainda a Anta Grande do Zambujeiro. E após a caminhada sugerimos uma paragem no Menir e Cromeleque dos Almendres. Mais um evento a não perder!
Barragem de Nossa Senhora da Tourega
A barragem fica na Herdade do Barrocal, é uma construção de Pedra Granítica e argamassa, com um comprimento de parede de 430 metros, construída em 1953 para utilização agrícola.
Vila Romana de Nossa Senhora da Tourega
Está situada num território privilegiado de Ebora Liberalitas Julia (actual Évora), junto à estrada romana com destino a Salácia (actual Alcácer do Sal) e distando somente cinco quilómetros da estrada romana para Pax Julia.
Terá sido património de pessoas de classe senhorial ligada à exploração da terra entre o século I e o IV. Grosso modo, a vila era uma propriedade rural do período de ocupação romana da península Ibérica, semelhante aos montes alentejanos actuais, constituída por um conjunto de habitações para residência dos proprietários e dos seus trabalhadores, bem como equipadas com banhos privativos dada a importância que os romanos sempre deram à higiene e aos cuidados de saúde.
Na sua máxima extensão a vila ocuparia uma área de cerca de quinhentos metros quadrados, com termas duplas, para ambos os sexos, com salas e tanques de banhos frios e quentes. Restam hoje três tanques de banhos, de planta rectangular, construídos por muros de argamassa, tendo o mais largo 24,5 metros de comprimento e sobre 4,6 metros de largura.
Anta Grande do Zambujeiro
A Anta Grande do Zambujeiro é um monumento megalítico de tipo dolmen, um dos maiores que existem na Península Ibérica. Foi construído entre 4.000 e 3.500 antes de Cristo. Consiste numa única câmara, utilizada durante o neolítico como um local de enterro e possíveis cultos religiosos. A câmara em forma poligonal é feita de sete enormes pedras de 8 metros de altura. Originalmente eram cobertas por uma pedra com 7 metros de largura. Um corredor com 12 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 2 de altura conduz até a câmara. A entrada estava assinalada por um enorme menir decorado, actualmente tombado. Este monumento ilustra a capacidade técnica e a complexidade da organização social das populações neolíticas que o construíram
Menir e Cromeleque dos Almendres
O Cromeleque dos Almendres é o maior círculo de menires alguma vez encontrado em Portugal e na Península Ibérica. Constituído por 95 monolitos, ou menires, e remontando ao milénio VII a.C., é um dos mais importantes monumentos megalíticos e mais antigos de toda a Europa.
Insere-se no Circuito Megalítico de Évora, juntamente com outros monumentos: antas, necrópoles, cromeleques menores e povoações pré-históricas. É um Imóvel de Interesse Público desde 1974, e Monumento Nacional desde 2015. A relevância deste cromeleque não passa só pelas grandes dimensões, mas também pelo bom estado de conservação em que se encontra.
Nota: Após a caminhada e depois do almoço, sugerimos uma visita pelo Menir e Cromeleque dos Almendres (extra programa).
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Aldeia de Valverde • Barragem da Tourega • Anta Grande do Zambujeiro • Vila Romana de N. Sra da Tourega • Ribeira de Valverde • Herdade do Barrocal • Miliário da Mitra • Igreja Matriz de Valverde • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Igreja Matriz de Valverde
Rua do Geraldo Sem Pavor, nº 42, Valverde
7000-093 Évora
Latitude: 38°31’58.62″N
Longitude: 8° 1’23.34″W
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios