setembro, 2024
Horário
(Domingo) 9:00 - 16:30
Ponto de Encontro
Estr. da Giesteira 65/67, 2630-241 Arruda dos Vinhos
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de caminhada tem lugar em Arruda dos Vinhos, e nas serras que lhe são próximas, num cenário rural com vistas soberbas desde o Forte do Cego e da Carvalha, a quase 400 metros de altitude de onde poderemos observar desde Lisboa, Serra de Montejunto, Lezírias, Rio Tejo, até à Orla costeira do Oeste. Passaremos ainda pelo centro da Vila, para admirar o magnífico Chafariz Pombalino.
No final deste percurso de 13kms teremos o nosso almoço-convívio, para manter a tradição e festejar 9 anos de muitas atividades. Mais um evento a não perder!
A origem do nome “Arruda dos Vinhos”:
Arruda, vila histórica a qual a primeira referência data de 1160, aquando D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, lhe concede Foral. Através dos vestígios arqueológicos e referências toponímicas pode-se afirmar que este território tenha conhecido o início do seu povoamento alguns séculos antes de Cristo. Porém, a controvérsia acerca da origem do topónimo Arruda tem vindo a prevalecer ao longo da sua existência.
A teoria mais consistente prende-se com a sua localização geográfica, pela sua disposição territorial como ponto de passagem, aliado à fertilidade dos terrenos, sendo igualmente conhecida desde os tempos mais remotos pela prática do cultivo de produtos hortícolas e sobretudo, pela produção vinícola. Ora, o vinho é uma marca não só de Arruda, mas da região Oeste, mais próxima da capital. Os vinhos de Torres Vedras, Dois Portos, seriam escoados até ao Tejo (segundo os autores em S. Iria da Azóia, uma vez que existem referências históricas ao «vinho de Lisboa chamado ansoye» (p.5). seguindo para exportação em navios mercantes. Arruda era também rota de passagem dos Caminhos de Santiago, pela Freguesia de Santiago que, segundo consta, foi fundada por cruzados no século XII.
Forte do Cego
Este Forte encontra-se localizado à direita do desfiladeiro de Matos, era também designado de Forte de S. Sebastião, mas por se situar no Casal do Cego, local onde habitou a famosa Bruxa de Arruda, passou a designar-se de Forte do Cego. Destinado a albergar um contingente militar de defesa, este forte possuía um elaborado sistema de drenagem composto por uma conduta de escoamento de águas pluviais de modo a evitar acumulação de água no seu interior. Em termos defensivos, as canhoneiras possuíam um piso lajeado, sendo o terreno previamente preparado com enchimento de pedras ligado com argamassa. Apresentava ainda Través construído em terra, que servia de protecção contra fogo inimigo.
Chafariz Pombalino de Arruda dos Vinhos
Chafariz da época Pombalina (segunda metade do século XVIII). Trata-se de um Chafariz de espaldar datado de 1789, constituído por uma escadaria que conduz ao tanque e com um espaldar em cantaria contra curvado no remate.
ALMOÇO A PAGAR NO RESTAURANTE:
Entradas: Pão, queijo, paté, azeitonas e chouriço
Pratos: Bacalhau assado com batata a murro e migas à Saloio, e Picanha à Saloio
Bebidas: Vinho da casa, Sangria, Águas, refrigerantes e Cerveja
Sobremesa e Café
Valor: 25€ por pessoa
Os lugares são limitados pelo que as inscrições serão consideradas de acordo com a ordem de chegada.
Nota: Caminhada gratuita para clientes habituais da Caminhando
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Arruda dos Vinhos • Chafariz • Forte da Carvalha • Forte do Cego • Moinhos • Miradouro da Giesteira • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque de estacionamento do Restaurante “O Saloio”
Estr. da Giesteira 65/67,
2630-241 Arruda dos Vinhos
Latitude: 38°59’22.44″N
Longitude: 9° 5’32.63″W
Hora do Encontro: 9h00m
Hora prevista para final: 16h30 (com almoço)
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado adequado
Roupa adequada para caminhadas
Levar 1,5l de água
Chapéu
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios