maio, 2025

10mai9:2014:15Caminhada na Serra de Montejunto9:20 - 14:15 Parque de estacionamento do Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de MontejuntoTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:20 - 14:15

Ponto de Encontro

Parque de estacionamento do Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada decorre na magnífica Serra de Montejunto, com partida e chegada no Centro de Interpretação da Real Fábrica do Gelo, em pleno coração da Serra.

Real Fábrica do Gelo

A sua construção teve início em 1741, e terá custado entre 40 e 45 mil cruzados, despesa megalómana para a época, com vista a satisfazer a grande procura de gelo que existia por toda a capital. Representou um grande avanço na qualidade e higiene do processo utilizado para a “produção” de gelo, dado que este passou a ser fabricado nos tanques da fábrica e não colhido após o vento o ter amontoado, como sucedia até então.
A sua construção terá tido como principal objectivo colmatar as falhas sistematicamente registadas nos fornecimentos da Serra do Coentral.
Quase tudo o que se sabe sobre a actividade da Real Fábrica do Gelo deve-se à tradição oral, nomeadamente a testemunhos de descendentes de pessoas que trabalharam no fabrico do gelo.
Conta-se que quando chegava o mês de Setembro enchiam-se os tanques rasos de água e durante a noite esperava-se que o frio a congelasse. Quando o gelo se formava, o guarda da fábrica ia a cavalo até à aldeia de Pragança e, com uma corneta, acordava os trabalhadores. Antes do nascer do sol, num trabalho árduo e duro, as placas de gelo eram partidas, os fragmentos amontoados e depois carregados para os silos de armazenamento, onde o gelo era conservado até à chegada do verão.
Na época do calor, decorria a complicada tarefa do transporte até à capital do reino. Primeiro o gelo era transportado no dorso de animais, para vencer o acentuado desnível da serra. Seguia depois em carroças que o faziam chegar, o mais rápido possível, aos “barcos da neve” ancorados na Vala do Carregado. Estes barcos completavam o circuito do gelo, transportando-o até Lisboa, a capital do reino.
Estima-se que a actividade da Real Fábrica do Gelo tenha cessado em finais do Séc. XIX, tendo caído no esquecimento por quase um século.
O complexo da Real Fábrica do Gelo foi considerado por inúmeros especialistas internacionais “como um caso único pela originalidade das suas estruturas e pelo razoável estado de conservação”.

Castro de Pragança

Localizado acima da povoação de Pragança, freguesia de Lamas. Descoberto em 1893 tem sido objecto de estudo por parte dos arqueólogos portugueses e estrangeiros que assim contribuem para o conhecimento da especificidade da ocupação que abrange o neolítico final, as idades do Cobre, do Bronze e do Ferro e a época Romana, altura em que terá cessado a sua ocupação.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Centro de Interpretação da Real Fábrica do Gelo • Monumento Nacional da Real Fábrica do Gelo • Calçada dos Frades • Ermida de Nossa Senhora das Neves • Convento dos Dominicanos • Moinhos • Castro de Pragança • Parque de Merendas dos Castanheiros • Visão 360º em redor de Montejunto •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de estacionamento do Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto
Quinta da Serra, Montejunto
2550-367 Lamas CDV

Latitude: 39°10’48.00″N
Longitude:  09°2’58.66″W

Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 14h15

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.

Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.

Formulário de Inscrição

Go to Top