agosto, 2024
Horário
(Sábado) 20:45 - 23:45
Ponto de Encontro
Parque de Estac. junto à Esc. Primária da Malveira da Serra
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta caminhada noturna percorrerá uma das encostas mais deslumbrantes da Serra de Sintra, precisamente onde poderemos ascender a alguns dos seus pontos estratégicos e que permitirão uma observação fantástica da zona costeira, de Cascais ao Abano, tendo como pontos de destaque, a Peninha, Adrenunes e o Cabo da Roca.
Anta de Andrenunes
A Anta de Adrenunes, localizada em Cabo da Roca, Portugal, é um dólmen, isto é, um monumento megalítico. Trata-se de uma estrutura constituída por várias pedras, entre as quais existe uma passagem com cerca de 5 metros de altura. Esta passagem poderá ter servido de necrópole colectiva durante a época megalítica. Situa-se no alto de um outeiro que domina a paisagem em redor do Cabo da Roca e a vasta região que se estende para norte da Serra de Sintra.
Santuário da Peninha:
Neste local podemos observar rochas que constituem o Maciço Magmático de Sintra. Este maciço gerou-se há cerca de 80 Ma a grandes profundidades, sendo a rocha dominante o granito.
Na Serra de Sintra é possível observar paisagens em que se destacam amontoados caóticos de enormes blocos de rocha arredondados, constituindo o que se designa por “caos de blocos”. Estas rochas são essencialmente de composição granítica e sienítica, tendo as edificações da Peninha sido construídas no alto de um destes amontoados de rocha sienítica. O Santuário da Peninha insere-se num conjunto arquitectónico formado pela antiga ermida de São Saturnino (fundada por D. Pêro Pais na época da formação do reino de Portugal e hoje abandonada) e pelo palacete romântico de estilo revivalista, que se assemelha a uma fortificação, construído no ano de 1918.
A actual capela remonta ao século XVII, tendo sido fundada por Frei Pedro da Conceição. O conjunto de painéis que reveste o interior da ermida representa cenas da Vida da Virgem, e foi executado por diferentes autores.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Santuário da Peninha • Andrenunes • Bosque do Silêncio • Parque de Merendas das Pedras Irmãs • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Parque de estacionamento junto à Escola Primária da Malveira da Serra
Rua Francisca Correia Nunes
2755-171 Malveira da Serra
Latitude: 38°45’11.73″N
Longitude: 9°26’48.71″W
Hora do Encontro: 20h45m
Hora prevista para final: 23h45
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
Frontal ou lanterna
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios