fevereiro, 2025
Horário
(Domingo) 9:30 - 13:45
Ponto de Encontro
Av. Veiga e Cunha - Escola Básica 3 2605-073 Belas
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada decorre ao longo da Mata de Belas, permitindo ficar a conhecer esta importante mancha verde tão perto de Lisboa, onde para além de uma vegetação luxuriante poderemos apreciar o Aqueduto e a Quinta da Fonteireira. Como outros atrativos subiremos até ao marco geodésico dos Penedos Pardos, atravessamos a ribeira do Jamor e retomaremos a Belas. Mais um evento a não perder!
Belas
Belas foi vila e sede de concelho até 1855. Até ao liberalismo era composto apenas pela freguesia da sede, sendo mais tarde incorporada a freguesia de Barcarena. Tinha, em 1849, 4 041 habitantes e 49 km². Voltou a obter a categoria de vila em 24 de Julho de 1997. Em 2013, no âmbito da reforma administrativa foi anexada à freguesia de Queluz, criando-se a União de Freguesias de Queluz e Belas.
Quinta da Fonteireira
A quinta fica situada na freguesia de Queluz-Belas e está inserida numa extensa área de floresta, com vista para a paisagem típica da Serra da Carregueira com a sua fauna e flora características. O passeio proposto desenvolve-se por caminhos e veredas desta belíssima e enorme quinta e tem como ponto alto a ascensão à torre de vigia e vértice geodésico de Belas.
Em 1525 a Quinta da Fonteireira era propriedade de Álvaro Pires Serrador. Esta é a referência mais antiga que se conhece alusiva a esta quinta. Até ser adquirida por Gregório Raimundo Vieira, no ano de 1710, foram vários os seus proprietários. É muito provável que tenha sido este último o responsável pela edificação de uma primeira estrutura residencial e capela na zona sobranceira à Ribeira do Castanheira.
Aqueduto das Águas Livres – Aqueduto da Fonteireira
Neste percurso teremos ocasião para ver de perto um dos aquedutos subsidiários do Aqueduto das Águas Livres, onde se percebe a ligação e importância destas estruturas em todo o complexo que constitui esta obra impar da engenharia portuguesa de transporte e armazenamento e distribuição de água à cidade de Lisboa, com início no século XVIII.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Mata de Belas • Aqueduto e Quinta da Fonteireira • Moinhos • Quinta do Bonjardim • Ribeira do Jamor • Casal da Carregueira • Marco Geodésico de Penedos Pardos • Belas • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
EB 3 da Idanha – Belas
2605-073 Belas
Latitude: 38°46’32.11″N
Longitude: 9°16’26.91″W
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios