fbpx

março, 2023

12mar9:3013:45Caminhando em Bosques da Malveira9:30 - 13:45 Parque de estacionamento junto à Escola Primária da Malveira da SerraTipo Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 13:45

Ponto de Encontro

Parque de estacionamento junto à Escola Primária da Malveira da Serra

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio junto à Escola Primária da Malveira da Serra, e depois de percorrido algumas ruelas desta vila, segue em direção à encosta do Santuário da Peninha, com paisagens de cortar a respiração. Passaremos ainda pelo Bosque do Silêncio, pelas Pedras Irmãs e por trilhos tão característicos desta zona do Parque Natural Sintra-Cascais. Depois retomamos o nosso caminho com destino à Malveira da Serra, percorrendo magníficos bosques de Carvalhos e  majestosos Cedros do Bussaco, entre outras espécies. No final teremos a descida até ao nosso ponto de partida.

Peninha

O sítio da Peninha em pleno núcleo sienítico do maciço eruptivo de Sintra, local de culto, evidencia sinais de permanência humana desde o Neolítico. Inclui um conjunto de construções classificadas como Imóvel de Interesse Público.

A Ermida da Nossa Senhora da Peninha, erguida, por devoção popular, de acordo com lenda da aparição de Nossa Senhora a uma pastorinha muda e muito pobre de Almoinhas Velhas

A Ermida de S. Saturnino, edificada século XVI-XVII, em local de culto que remonta ao tempo dos visigodos. A Oeste do monumento situam-se evidências dos alicerces da primitiva ermida de provável origem medieval (séc. XII). Um palacete mandado construir em 1918 por António Carvalho Monteiro para sua residência.

Lenda da Pedra Amarela

Existe, no meio da serra de Sintra um penedo elevado a prumo, caprichosamente, pela Natureza, ou produzidos pelas convulsões vulcânicas do terreno em tempos ignotos, anda ligada à seguinte lenda:

Dizia-se em tempos que por baixo de tal pedra havia um tesouro escondido (um tesouro encantado) que pertenceria a quem fosse capaz de derrubar o penedo, atirando-lhe com ovos. Uma velha meteu então na cabeça que esse tesouro havia de lhe pertencer. Para tal, a velha começou a juntar tantos ovos quantos podia. Quando achou que já tinha uma boa provisão, deu início à sua ingénua tarefa. Carregou, pouco a pouco, todos os ovos para as imediações do penedo, e meteu mãos à obra. Um a um, dois a dois, e com quanta força dispunha, ia arremessando os ovos contra o penedo. Quando já não lhe restava nenhum, terrível decepção! O penedo continuava erecto e firme, lavado com ovos! E foi assim que, em vez de cair por terra, o penedo, pondo a descoberto o maravilhoso tesouro, caíram por terra desfeitos todos os sonhos e todas as esperanças da pobre velha! E ainda hoje, o povo sempre propenso ao maravilhoso, julga ver nos musgos amarelados que cobrem o penedo, as gemas dos ovos que a velha contra ele arremessou.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Malveira da Serra • Ermida de Nossa Senhora da Peninha • Ermida de São Saturnino (Séc. XVI-XVII) • Pedras Irmãs • Bosque do Silêncio • Torre de Vigia e Pedra Amarela • Bosques da Malveira • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Parque de estacionamento junto à Escola Primária da Malveira da Serra
Rua Francisca Correia Nunes
2755-171 Malveira da Serra

Latitude: 38°45’11.73″N
Longitude: 9°26’48.71″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para final: 13h45

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado adequado, botas ou sapatos com boa aderência
Roupa adequada para caminhadas
Levar no mínimo 1,5l de água
Chapéu
Protector solar
Fato de banho se o tempo o permitir

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

8€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top