fbpx

setembro, 2021

21set20:4523:30Caminhando em noite de Lua Cheia20:45 - 23:30 Rua de Cascais, 2755-155 AlcabidecheTipo Evento:Caminhada

Horário

(Terça-feira) 20:45 - 23:30

Ponto de Encontro

Rua de Cascais, 2755-155 Alcabideche

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Em noite de Lua Cheia, faremos uma caminhada, que percorrerá uma das encostas mais deslumbrantes da Serra de Sintra, precisamente onde poderemos ascender a alguns dos seus pontos estratégicos  e que permitirão uma observação fantástica da zona costeira, de Cascais ao Abano, tendo como pontos de destaque, a Peninha, Adrenunes e o Cabo da Roca.

Anta de Andrenunes

Anta de Adrenunes, localizada em Cabo da Roca, Portugal, é um dólmen, isto é, um monumento megalítico. Trata-se de uma estrutura constituída por várias pedras, entre as quais existe uma passagem com cerca de 5 metros de altura. Esta passagem poderá ter servido de necrópole colectiva durante a época megalítica. Situa-se no alto de um outeiro que domina a paisagem em redor do Cabo da Roca e a vasta região que se estende para norte da Serra de Sintra.

Santuário da Peninha:

Neste local podemos observar rochas que constituem o Maciço Magmático de Sintra. Este maciço gerou-se há cerca de 80 Ma a grandes profundidades, sendo a rocha dominante o granito.

Na Serra de Sintra é possível observar paisagens em que se destacam amontoados caóticos de enormes blocos de rocha arredondados, constituindo o que se designa por “caos de blocos”. Estas rochas são essencialmente de composição granítica e sienítica, tendo as edificações da Peninha sido construídas no alto de um destes amontoados de rocha sienítica. O Santuário da Peninha insere-se num conjunto arquitectónico formado pela antiga ermida de São Saturnino (fundada por D. Pêro Pais na época da formação do reino de Portugal e hoje abandonada) e pelo palacete romântico de estilo revivalista, que se assemelha a uma fortificação, construído no ano de 1918.

A actual capela remonta ao século XVII, tendo sido fundada por Frei Pedro da Conceição.  O conjunto de painéis que reveste o interior da ermida representa cenas da Vida da Virgem, e foi executado por diferentes autores.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Santuário da Peninha • Andrenunes • Bosque do Silêncio • Parque de Merendas das Pedras Irmãs • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

 Rua de Cascais, 2755-155 Alcabideche
Parque de estacionamento ao lado do da Cervejaria -Petiscos Caracol

Latitude: 38°45’6.87″N
Longitude: 9°26’55.55″W

Hora do Encontro: 20h45m
Hora prevista para o final: 23h30m

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
8€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas
Frontal ou lanterna

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado