fbpx

junho, 2021

19jun9:3013:45Caminhando em Salir do Porto9:30 - 13:45 Rua 25 de Abril, 2500-668 Salir do PortoTipo Evento:Caminhada EVENTONovo

Horário

(Sábado) 9:30 - 13:45

Ponto de Encontro

Rua 25 de Abril, 2500-668 Salir do Porto

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada da Caminhando será feita num percurso de grande beleza, com vistas de cortar a respiração para baia de S. Martinho do Porto e para o mar. Mas o grande desafio será mesmo a subida da famosa Duna, com cerca de 50 metros de altura. Mais um evento a não perder!

As Dunas de Salir do Porto

Com mais de 50 metros de altura, as dunas de Salir do Porto são as mais altas de Portugal e também uma das maiores da Europa. Subir a Duna é um grande desafio. Subida íngreme, pela superfície que só tem areia e com paragem obrigatória, pelo menos uma vez. A altura da duna é de 50 metros e é raro ver alguém que consegue chegar ao topo sem fazer, pelo menos, uma paragem e quase sempre com um ritmo pausado. Sem pressas.

“A duna de Salir do Porto é a maior de Portugal e dizem que já foi a maior da Europa. Vista de longe, da baía de S. Martinho do Porto, temos uma noção mais concreta da sua extensão, de cerca de 200 metros e da envolvência com a foz do rio Tornada em que a duna se transforma em escarpas até ao oceano, até ao fecho da concha de S. Martinho do Porto”.

Parte da duna é constituída por granito e a sua dimensão terá sido alcançada há cerca de 100 mil anos com os ventos a transportarem areias das lagoas que existiam entre Óbidos e a Nazaré.

Faz-se a transição da água doce para salgada mas junto às escarpas, do lado da duna, há uma nascente de água doce e sulfurosa que dizem ter faculdades medicinais. Pode-se aceder quando a maré está vazia.

Capela de Santa Ana

É o edifício religioso mais antigo do concelho de Caldas da Rainha, construído no século XII. Em torno da capela circulam várias lendas e histórias. Por exemplo, que teriam sido os cruzados, devotos a Santa Ana, a erigir a Capela e a dar o mesmo nome ao monte. Outra, aponta que este era o local de despedida dos pescadores e suas famílias. Local de culto, aqui também se realizavam celebrações religiosas.

Como a população de Salir do Porto foi sempre dedicada à pesca e à navegação, os familiares dos pescadores iam até àquela Capela despedir-se, e também ver chegar os seus entes queridos embarcados, rogando preces a Nossa Senhora. Era tradição fazer-se uma procissão/romaria do centro de Salir do Porto até a Capela de Santa Ana, algo que hoje já não se pratica. Recentemente foi alvo de um projeto de recuperação e requalificação.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Salir do Porto • Miradouros naturais • Duna de Salir (a mais alta de Portugal) • Praia de Salir • Rio Tornada • Praia de São Romeu • Monte Santana • Moinhos • Capela de Santa Ana • Alfândega Velha • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Rua 25 de Abril 27,
2500-668 Salir do Porto

Latitude: 39°29’47.04″N
Longitude: 9° 9’12.50″W

Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 13h45

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
8€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado