outubro, 2020

31out9:3014:30Caminhando na Batalha do Vimeiro9:30 - 14:30 Rua do Monumento, 17 – VimeiroTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:30 - 14:30

Ponto de Encontro

Rua do Monumento, 17 – Vimeiro

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. A partir daí seguiremos durante cerca de 17kms vários caminhos rurais que conheceram no passado os feitos das tropas luso-britânicas sobre as invasões francesas.  Serão atravessados vários aglomerados populacionais de 4 freguesias, duas no concelho da Lourinhã (Vimeiro e Santa Bárbara) e outras duas do concelho de Torres Vedras (Maceira e Á-dos-Cunhados) onde foram desempenhados papeis importantes no desenrolar dos combates então travados que opuseram o exército inglês coadjuvado por algumas unidades militares portuguesas, comandado por Wellesley e o exército francês sob o comando de Junot, representante de Napoleão e detentor na altura do poder militar e político em Portugal. Mais um evento a não perder!

A Batalha do Vimeiro

A Batalha do Vimeiro foi travada no dia 21 de agosto de 1808 entre o Exército Francês, comandado por Junot, e o Exército Anglo-Luso, sob o comando de Sir Arthur Wellesley, futuro Duque de Wellington.

Após os combates na Roliça no dia 17 de agosto, Sir Arthur marcha para a zona do Vimeiro a fim de fazer o desembarque de reforços na Praia de Porto Novo.

As tropas anglo-lusas mantiveram uma posição defensiva no Vimeiro, aproveitando a geografia do terreno. Os franceses, reunidos em Torres Vedras, decidiram tomar a ofensiva, chegando à Carrasqueira na manhã de 21 de agosto. A partir desse ponto, Junot deu ordem de marcha para a batalha.

Sem conhecimento da situação do flanco esquerdo, duas brigadas francesas confrontaram os britânicos nos altos da Ventosa. Uma vez mais, os franceses viram-se forçados a recuar.

A Batalha do Vimeiro foi uma vitória inegável do Exército Anglo-Luso sobre as forças da França Imperial, pondo termo à Primeira Invasão Francesa. Junot perdeu cerca de 2000 homens, entre mortos, feridos e prisioneiros e o exército anglo-luso cerca de 700.

Esta batalha foi decisiva visto que colocou termo à Primeira Invasão Francesa de Portugal.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Vimeiro • Monumento  da Batalha do Vimeiro (inaugurado por D. Manuel II) • Parque Natural da Fonte Lima • Ribeira de Toledo • Rio Alcabrichel • Ventosa •  Marco Geodésico de Talefe • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Rua do Monumento, 17
2530-835 Vimeiro

Latitude: 39°10’35.16″N
Longitude: 9°18’57.85″W

Hora do Encontro: 9h
Hora prevista o final: 14h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
8€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado