abril, 2025
Horário
(Sábado) 9:30 - 14:30
Ponto de Encontro
Rua do Monumento, 17 – Vimeiro
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Esta proposta de Caminhada tem inicio junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. A partir daí seguiremos durante cerca de 17kms vários caminhos rurais que conheceram no passado os feitos das tropas luso-britânicas sobre as invasões francesas. Serão atravessados vários aglomerados populacionais de 4 freguesias, duas no concelho da Lourinhã (Vimeiro e Santa Bárbara) e outras duas do concelho de Torres Vedras (Maceira e Á-dos-Cunhados) onde foram desempenhados papeis importantes no desenrolar dos combates então travados que opuseram o exército inglês coadjuvado por algumas unidades militares portuguesas, comandado por Wellesley e o exército francês sob o comando de Junot, representante de Napoleão e detentor na altura do poder militar e político em Portugal. Mais um evento a não perder!
A Batalha do Vimeiro
A Batalha do Vimeiro foi travada no dia 21 de agosto de 1808 entre o Exército Francês, comandado por Junot, e o Exército Anglo-Luso, sob o comando de Sir Arthur Wellesley, futuro Duque de Wellington.
Após os combates na Roliça no dia 17 de agosto, Sir Arthur marcha para a zona do Vimeiro a fim de fazer o desembarque de reforços na Praia de Porto Novo.
As tropas anglo-lusas mantiveram uma posição defensiva no Vimeiro, aproveitando a geografia do terreno. Os franceses, reunidos em Torres Vedras, decidiram tomar a ofensiva, chegando à Carrasqueira na manhã de 21 de agosto. A partir desse ponto, Junot deu ordem de marcha para a batalha.
Sem conhecimento da situação do flanco esquerdo, duas brigadas francesas confrontaram os britânicos nos altos da Ventosa. Uma vez mais, os franceses viram-se forçados a recuar.
A Batalha do Vimeiro foi uma vitória inegável do Exército Anglo-Luso sobre as forças da França Imperial, pondo termo à Primeira Invasão Francesa. Junot perdeu cerca de 2000 homens, entre mortos, feridos e prisioneiros e o exército anglo-luso cerca de 700.
Esta batalha foi decisiva visto que colocou termo à Primeira Invasão Francesa de Portugal.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Vimeiro • Monumento da Batalha do Vimeiro (inaugurado por D. Manuel II) • Parque Natural da Fonte Lima • Ribeira de Toledo • Rio Alcabrichel • Ventosa • Marco Geodésico de Talefe • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Rua do Monumento, 17
2530-835 Vimeiro
Latitude: 39°10’35.16″N
Longitude: 9°18’57.85″W
Hora do Encontro: 9h
Hora prevista o final: 14h30
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios