outubro, 2020

25out9:3014:00Caminhando na Comporta e Carrasqueira9:30 - 14:00 Junta de Freguesia da Comporta - Rua 24 de Junho 13, 7580-628 ComportaTipo Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 14:00

Ponto de Encontro

Junta de Freguesia da Comporta - Rua 24 de Junho 13, 7580-628 Comporta

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada decorre na Reserva Natural do Estuário do Sado, um local onde poderemos apreciar a beleza de toda esta região, com particular destaque para a localidade da Carrasqueira, com o célebre Porto e Cais Palafíta, cenário fotogénico e postal de hábitos e costumes das gentes que vivem da pesca. Suporte da faina do mar, o porto assenta numa precária e labiríntica rede de passadiços, construída em estacaria de madeira, enterrada no lodo do sapal que entra rio adentro. Ficaremos também a conhecer a Comporta, nosso ponto de partida e chegada. Mais um evento a não perder!

Comporta

Herdade da Comporta é um dos mais verdes, harmoniosos e sustentáveis espaços da Europa e onde se desenvolveu, durante o século XX, o cultivo do arroz. São cerca de 1.100 hectares de arrozais que pintam a paisagem da cor verde e de onde saem anualmente cerca de 7.000.000kg de grãos.

Todo o arroz é produzido segundo as normas de produção integrada – uma produção amiga do ambiente. Este é um produto com lugar de destaque na gastronomia local, e que contribui muito positivamente para o sustento de grande parte da população residente.

Embora o verde húmido constante desta cultura domine grande parte da paisagem, as plantações de horticultura (batata doce, brócolos, cenoura, pimentos, tomates, entre outros), e agricultura biológica têm vindo, também, a ganhar maior importância no pelouro agrícola da Herdade da Comporta.

A floresta, repleta de Pinheiros mansos e bravos, Zimbros e Carvalhos que preenchem 7.100 hectares de terreno, acrescenta outras tonalidades ao local. São mais de 5.000.000 de árvores plantadas e milhares de quilómetros de puro oxigénio.

Carrasqueira

O Cais Palafítico da Carrasqueira é um dos locais mais visitados no concelho de Alcácer do Sal. Esta obra-prima da arquitectura popular, erigida nas décadas de 50 e 60, é única na Europa e está construída em estacas de madeira irregular, aparentemente frágeis, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Ponto de atracão turística, o cais continua, ainda, a cumprir a missão para que foi construído: permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar. Está integrado na reserva natural do Estuário do Sado e conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado. Ao longo dos diversos cais erguem-se pequenas casas construídas em madeira, que servem de arrecadações.”.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Porto e Cais Palafítico da Carrasqueira • Carrasqueira • Reserva Natural do Estuário do Sado • Herdade da Comporta • Igreja da Comporta • Cambado • Possanco • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Junta de Freguesia da Comporta
Rua 24 de Junho 13, 7580-628 Comporta

Latitude: 38°22’48.29″N
Longitude: 8°47’9.28″W

Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final: 14h

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
8€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado