fbpx

janeiro, 2020

25jan9:3013:30Caminhando na Rota do Aqueduto: Nascentes e Barragem Romana9:30 - 13:30 Parque Aventura, Beco do Poço – Falagueira 2700-Venda NovaTipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:30 - 13:30

Ponto de Encontro

Parque Aventura, Beco do Poço – Falagueira 2700-Venda Nova

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento dedicado ao Ciclo da Água em Lisboa propomos um Percurso que tem início onde terminou a 1ª etapa deste projecto, ou seja junto ao Museu de Arqueologia da Amadora – Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira.
Daí partiremos, seguindo, sempre que possível o troço do Aqueduto das Águas Livres, com destino a Caneças, passando pelo Vale de Carenque, ainda por um troço do antigo Aqueduto romano que tinha a sua origem na Barragem Romana de Belas e rumaremos à zona de Olival Santíssimo e concluiremos a nossa aventura em Caneças.

No final da etapa o retorno poderá ser feito utilizando o autocarro da transportadora VIMECA, com paragem na Estação da Amadora.

Aqueduto das Águas Livres:

Construído entre 1731 e 1749, por determinação régia, o Aqueduto das Águas Livres constituiu um vasto sistema de captação e transporte de água, por via gravítica. Classificado como Monumento Nacional desde 1910 é considerado uma obra notável da engenharia hidráulica.

A concretização desta obra implicou o recurso às nascentes de água das Águas Livres integradas na bacia hidrográfica da serra de Sintra, na zona de Belas, a noroeste de Lisboa.

O trajecto escolhido coincidia, em linhas gerais, com o percurso do antigo aqueduto romano. A sua construção só foi possível graças a um imposto denominado Real de Água, lançado sobre bens essenciais como o azeite, o vinho e a carne.

O sistema, que resistiu ao terramoto de 1755, é composto por:

  • Um troço principal, de 14 km de extensão, com início na Mãe de Água Velha, em Belas, e final no reservatório da Mãe de Água das Amoreiras, em Lisboa
  • Vários troços secundários destinados a transportar a água de cerca de 60 nascentes
  • Cinco galerias para abastecimento de cerca de 30 chafarizes da capital

No total, o sistema do Aqueduto das Águas Livres, dentro e fora de Lisboa, atingia cerca de 58 km de extensão em meados do século XIX, tendo as suas águas deixado de ser aproveitadas para consumo humano a partir da década de 60, do século XX.

A extraordinária arcaria do vale de Alcântara, numa extensão de 941m, é composta por 35 arcos, incluindo, entre estes, o maior arco em ogiva, em pedra, do mundo, com 65,29 m de altura e 28,86 m de largura.

Localização

Ponto do Encontro

Parque Aventura, Beco do Poço – Falagueira 2700-Venda Nova

Latitude:  38°45’52.25″N
Longitude:   9°13’48.48″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 13h30m – O autocarro de ligação a Amadora tem partida às 13h40m

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA

EVENTO FECHADO


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

8€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top