julho, 2019

27jul9:3014:00Caminhando na Rota do Vulcão de Meca9:30 - 14:00 Largo de Santa Quitéria 2580-181 MecaTipo de Evento:Caminhada

Hora

(Sábado) 9:30 - 14:00

Ponto de Encontro

Largo de Santa Quitéria 2580-181 Meca

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos iniciar a nossa caminhada junto à Basílica de Santa Quitéria, em Meca, freguesia do concelho de Alenquer e daí percorrer diversos caminhos rurais, num gradiente suave com uma inclinação mais abrupta, de curta extensão, para ascender ao Cabeço de Meca, com uma deslumbrante vista sobre uma lagoa, rodeada por um cenário pintado com o Tejo ao fundo e Montejunto a espreitar no horizonte… Mais um evento a não perder!

A romaria de Santa Quitéria de Meca e a Benção do Gado

A crença popular admite que esta bênção tradicional preserva as pessoas e os animais presentes dos malefícios da raiva. A tradição liga também à bênção outros atos rituais, hoje já caídos em desuso: o costume de dar a comer aos animais pão molhado no azeite da lâmpada da igreja e depois benzido, ou a prática de levar pedaços de nastro bento para proteger os animais que ficaram em casa. Um outro costume ainda hoje bem vivo é o comprar do bolo tradicional da romaria, as argolas, e das rocas de cerejas.

Basílica de Santa Quitéria

Santa Quitéria surge-nos como um perfeito modelo e exemplo da arquitectura neo-clássica, como raízes nos trabalhos do convento de Mafra e uma notória aproximação estilística da Basílica da Estrela e da de Santo António da Sé, suas contemporâneas.

Foi mandada edificar pela confraria de Santa Quitéria de Meca, na altura uma das mais ricas e poderosas de Portugal, e sob a protecção régia de D.ª Maria I. A construção da igreja estava terminada nos últimos anos do século XVIII – a data de 1799, inscrita sobre uma janela lateral do edifício, dá-nos essa informação.

O culto a Santa Quitéria (invocada contra a raiva e a loucura) parece ser bastante antigo, uma vez que, de acordo com a lenda, a sua imagem, com poderes milagrosos, apareceu num espinheiro da Quinta de São Brás, perto de Meca, em 1238. Construída com calcário da região – ainda hoje é conhecido por “pedreira da Santa” o local onde se extraiu a pedra para esta obra – a igreja tem duas elegantes torres sineiras e uma movimentada fachada dividida, a toda a altura, por seis pilastras de capitéis jónicos que definem os espaços onde se abren os três janelões gradeados e os três pórticos frontais de galilé.

Cabeço de Meca

Também chamado de Cabeço de Santa Quitéria, está 279 metros acima do nível do mar. Está classificado como chaminé vulcânica. Umas centenas de metros a norte da Basílica de Meca, encontra-se uma cratera com um pequeno lago, que terá tido origem como chaminé vulcânica, em tempos remotos, do complexo vulcânico de Lisboa. Apesar de um pouco estranho pois não se conhecem “lagos vulcânicos” no continente (nos Açores são bem conhecidos)… ainda que este seja pequeno e tenha sido bastante destruído pela exploração mineira de basalto, que terá danificado significativamente a forma da cratera da chaminé vulcânica original. O “cabeço” também aparece com o nome de Santa Quitéria, e não será de excluir que para a hidrofobia (raiva) fossem consideradas as águas da lagoa vulcânica como alguma forma de cura. Na sua forma actual, tendo sido destruídas paredes laterais, a lagoa não tem aspecto muito diferente de um vulgar charco de uma pedreira, mas ainda assim nota-se bem a forma do “cabeço”.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Meca • Basílica de Santa Quitéria (Meca) • Cabeço de Meca e Lagoa • Quinta do Val d’Olhalvo • Catém • São Braz • Quintas Agrícolas • Vista panorâmica sobre a Serra de Montejunto • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Em frente à Basílica de Santa Quitéria (Meca – Alenquer)
Largo de Santa Quitéria
2580-181 Meca

Latitude: 39° 4’56.55″N
Longitude: 9° 2’5.18″W

Hora do Encontro: 9h20
Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 14h

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado