fbpx

outubro, 2022

02out9:3014:30Caminhando nas Encostas de Sesimbra9:30 - 14:30 Rua N. Sra. do Castelo, 2970 SesimbraTipo Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 14:30

Ponto de Encontro

Rua N. Sra. do Castelo, 2970 Sesimbra

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio no Parque de estacionamento do Parque de Merendas do Castelo de Sesimbra e percorrer as encostas de Sesimbra, com fantásticas vistas sobre o mar, não esquecendo alguns dos recantes mais belos de toda a costa da Arrábida, num percurso inesquecível e desafios à altura de grandes caminhantes. Mais um evento a não perder!

Castelo de Sesimbra

Classificado como Monumento Nacional em 16 de Junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias. As suas origens remontam ao século IX, período da ocupação muçulmana do território. Em 1165 é conquistado por D. Afonso Henriques, e em 1191 é perdido para os Almóadas. A sua reconquista definitiva dá-se por iniciativa de D. Sancho I, em 1199, monarca que atribui o primeiro foral à Vila de Sesimbra, então sediada no interior do monumento. Ao longo de toda a Idade Média, e dada a sua importância estratégica na defesa das fronteiras marítimas e terrestres do reino, o Castelo é alvo de inúmeras ampliações.

A partir do século XV, com o desenvolvimento de atividades marítimas como a pesca ou a construção naval, na Póvoa Ribeirinha, a população vai-se sediando, progressivamente, junto à baía. Em 1516, ano da Visitação de D. Jorge de Lencastre, Mestre da Ordem de Santiago, apresentava já evidentes sinais de abandono, que se foram acentuando ao longo dos séculos seguintes. O avançado estado de ruína do monumento acaba por ser travado entre 1933 e 1945, com as obras de conservação promovidas pela Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais.

Forte de Santiago

A actual estrutura remonta à época da Restauração da independência, quando no reinado de D. João IV (1640-1656) se determinou a sua edificação. O seu projecto ficou a cargo de João Cosmander, jesuíta holandês ao serviço daquele soberano, estando concluída em 1648.

Utilizada como balneário ou colónia de férias para os filhos bastardos de D. João V (1706-50) (os Meninos de Palhavã), a partir de 1712 foi utilizada como sede do Governo das Armas da região, a que se subordinavam as restantes defesas costeiras, a saber: o Forte de Santiago do Outão, o Forte de Santa Maria da Arrábida, o Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo, o Forte de São Domingos da Baralha e o Forte de Nossa Senhora do Cabo, no Espichel. O Forte de São Pedro das Areias Brancas (ou da Foz), já se encontrava bastante deteriorado nesta época.

No século XIX, tendo perdido a função defensiva diante da evolução dos meios bélicos, foi desguarnecido e desartilhado em 1832. Posteriormente as suas instalações foram cedidas para uso da Alfândega (1886) até que, desde 1879, passou a abrigar o quartel da Guarda Fiscal.

Lapa da Santinha

Local onde os pastores se dirigiam para rezar, pois existia uma santinha no seu interior. Nas redondezas existem mais lapas/currais, onde os pastores há muitos anos guardavam o gado e pernoitavam.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Castelo de Sesimbra • Encostas de Sesimbra • Lapa da Santinha • Alto da Califórnia • Forte de Santiago • Pelourinho • Vistas panorâmicas das encostas da Arrábida • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Estacionamento do parque de merendas junto ao castelo de Sesimbra

Latitude: 38°27’15.8″N 
Longitude: 9°06’22.1″W

R. Nossa Sra. do Castelo
2970 Sesimbra

Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 14h30

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

*Não aconselhável a pessoas com vertigens e/ou mobilidade reduzida

RESERVA

EVENTO FECHADO


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

8€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top