dezembro, 2020

06dez9:3013:30DestaqueCaminhando nas Fragas de São Simão9:30 - 13:30 Rua Principal, 3260-030 Casal de São SimãoTipo Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 13:30

Ponto de Encontro

Rua Principal, 3260-030 Casal de São Simão

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada decorre nos novos passadiços das Fragas de São Simão, visita a aldeia de Xisto do Casal e percorre as idílicas margens da Ribeira de Alge e do Fato, onde ainda brilham as antigas Azenhas, e pelas pacatas povoações de Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saondam assim como a praia fluvial das Fragas de São Simão. E após a caminhada sugerimos uma paragem na praia fluvial da aldeia de Ana de Aviz e uma visita a Figueiró dos Vinhos. Mais um evento a não perder!

Passadiços das Fragas do Casal de São Simão

O Passadiço das Fragas de São Simão tem sensivelmente 2 km e liga a Aldeia de Xisto de Casal de São Simão ao altaneiro Miradouro das Fragas de São Simão, passando pela deslumbrante Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

Fazendo parte do geossítio “península de Peniche” que é uma plataforma calcária, devido à erosão quer do vento e chuva quer do mar, aqui pode observar as belas formas que os agentes erosivos criaram formando um lapiás.

Praia Fluvial do Casal de São Simão

A praia fica a 15 minutos a pé (pelo percurso pedestre) da Aldeia de  Casal de São Simão. A água da ribeira de Alge, que passa a caminho do Zêzere, é tão límpida que se vislumbram as pequenas pedras, no seu interior.

A abundância de loureiros e sobreiros proporciona ao ar uma fragância reconfortante e o verde das serras circundantes, que nos conduzem à serra da Lousã, envolvem-nos num cenário belíssimo. A praia fluvial fica entre duas imponentes fragas, onde é praticada escalada com diversas vias equipadas, rappel ou slide. As pedras mais “pequenas” são usadas como solário ou prancha de mergulho. Ao caminhar para sul, ao lado da praia, encontram-se várias levadas e mantos da flora original da região.

Aldeia de Xisto do Casal de São Simão

Pequena aldeia, de praticamente uma só rua, essencialmente construída em quartzito. Situa-se num dos flancos da crista quartzítica que dá origem às Fragas de São Simão e possui o templo mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos.

A aldeia estende-se ao longo de uma cumeada quase paralela ao curso da Ribeira de Alge. A entrada fica no extremo mais elevado e a povoação termina onde os declives tornaram difícil a continuidade dos arruamento.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Passadiços e Miradouros das Fragas de São Simão • Ribeira de Alge • Aldeia de Xisto do Casal de São Simão • Praia Fluvial • Praia Fluvial de Ana de Aviz • Figueiró dos Vinhos • Igreja Matriz • Casulo de Malhoa • Jardim Municipal • Museu e Casa das Artes • Torre da Cadeia • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Rua Principal,
3260-030 Casal de São Simão

Latitude:  39°55’2.23″N
Longitude:  8°19’22.01″W

Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
8€ por pessoa

0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado