setembro, 2022
Horário
(Domingo) 9:30 - 14:00
Ponto de Encontro
Campo de Futebol da Bezerra Serro Ventoso
Detalhes do Evento
[fusion_builder_container admin_label="" hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" enable_mobile="no" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" video_preview_image="" border_color="#ea1717" border_style="solid" margin_top="10px" margin_bottom="10px" padding_top="25px"
Detalhes do Evento
Descrição do Evento
Nesta proposta de caminhada iremos percorrer uma pequena parte do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, mais concretamente na zona de Porto de Mõs. Aí faremos a nossa caminhada utilizando a Ecopista da antigas minas de carvão da Bezerra, e alguns trilhos de enorme beleza, com vistas abrangentes que nos permitem alcançar o mar. Ficaremos ainda a conhecer a pitoresca “cabana do sítio do Elias” e caminhos ao longo do Vale de Serro Ventoso. Venha daí connosco em mais uma grande caminhada!
Minas de Carvão da Bezerra
Nesta zona existiu uma importante exploração de carvão, aproveitando níveis linhitosos (i.e. camadas com lenhite – um dos tipos de carvão) do Jurássico superior. Este era aplicado à indústria tendo alimentado a central termoelétrica de Porto de Mós e as empresas cimenteiras da Maceira. Encontram-se atualmente inativas.
Ecopista
Caminho de ferro da Bezerra – após o início da exploração de carvão instalou-se esta linha de caminho de ferro (1928), com um trajeto irregular de forma a vencer a serra da Pevide. Foi desmantelada em 1953, ficando unicamente os trilhos que dão acesso a toda esta vasta paisagem. Ao longo da linha, que ela própria parece uma varanda com vista para a Serra, existem 4 miradouros / pontos de descanso, muito bonitos e bem tratados. A paisagem ao longo deste percurso é marcada pelo vale diapírico de Porto de Mós / Rio Maior, de sedimentos detrítico/evaporíticos do Hetangiano. Este vale é interrompido pelas elevações de Pena Alagada e Cerro dos Casais.
A encosta abrupta da serra da Pevide reveste-se de arbustos onde domina o carrasco (Quercus coccifera), acompanhado por vezes de algumas azinheiras (Quercus rotundifolia), sargaços e exemplares de roselha-grande (Cistus albidus) com as suas bonitas e frágeis folhas rosas.
Alguns dos pontos de interesse da caminhada
• Parque Natural da Serra d’ Aires e Candeeiros • Antigas minas da Bezerra • Ecopista • Sítio da Cabana do Elias • Serra da Pevide • Parque de Merendas da Corredoura • Miradouros e Moinhos • Paisagens naturais •
Localização
Ponto do Encontro
Latitude: 39°33’13.1″N
Longitude: 8°50’37.2″W
Hora do Encontro: 9h30
Hora prevista para o final: 14h
Características do Percurso e Equipamento
Circular
Circuito
Equipamento
Calçado e roupa adequada para caminhadas
RESERVA
EVENTO FECHADO
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
10€ por pessoa
Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil
Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.
Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.
Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.
Formulário de Inscrição
"*" indica campos obrigatórios