fbpx

janeiro, 2022

23jan9:3014:30Caminhando nas Nascentes do Rio Lis9:30 - 14:30 Estrada do Lis 8-18 - Fontes LeiriaTipo Evento:Caminhada

Horário

(Domingo) 9:30 - 14:30

Ponto de Encontro

Estrada do Lis 8-18 - Fontes Leiria

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem início nas Fontes, em Leiria, e vai levar-nos a conhecer as nascentes do rio Lis e toda a zona envolvente, assim como uma parte da Serra da Maunça e das imponentes vistas alcançados desde o seu ponto mais alto. Mais um evento a não perder da Caminhando!

As Nascentes do Lis e a Serra da Maunça

Partimos da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, na localidade de Fontes (Leiria). É junto a esta povoação de Fontes que nasce o Rio Lis. O rio surge numa zona calcária, passa pelas Cortes e intersecta a cidade de Leiria, com as margens quase todas ocupadas por jardins e percursos pedestres.

No seu troço intermédio, depois do rio passar pela malha urbana, formam-se planícies aluvionares, às quais se deu o nome de Campos do Lis. Estes caracterizam-se pelos vários canais e açudes utilizados para regar os terrenos agrícolas, nos quais nascem campos de milho, extensas zonas de horticultura e os mais variados pomares que encontrámos pela estrada ao dirigirmo-nos para Fontes. O rio Lis outrora foi um rio de muito maiores dimensões, sendo na Idade Média um dos mais importantes meios de desenvolvimento para a região. A ponte, reconstruída em 1954, é hoje um marco da aldeia, situa-se no centro do Lugar, perto da capela e é a única passagem para a outra margem.

O rio nasce a 0,5 km do lugar das Fontes. Esta localiza-se a 400 metros de altitude, na terminação do Maciço Calcário Estremenho (que constitui o 2º maior reservatório subterrâneo do país). No local existem várias exsurgências, onde no Inverno a água proveniente da serra d’Aire acaba por brotar à superfície. A nascente tem uma enorme variação sazonal, pelo que nos dias chuvosos podemos ver a água a brotar de uma forma violenta no que tradicionalmente se chama de Nascente, enquanto que no Verão o rio nasce apenas na vila, 0,5 km abaixo. O espaço dota de uma rica flora característica do maciço calcário Estremenho, pelo que outrora o local foi denominado Mata Real.

O nosso percurso será de 14 Kms, circular com início nas Nascentes do Rio Lis, de onde iniciámos a subida para a Serra da Maunça. No local podemos ter uma grande vista sobre a freguesia das Cortes, e ao fundo podemos ver a cidade de Leiria. Em dias de céu limpo chega-se a avistar o mar. É no sopé do monte que nasce o rio Lis. Retomaremos depois o regresso até às Fontes, por manchas de medronheiros e carvalhos.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Nascentes do rio Lis • Campos do Lis • Serra da Maunça • Mata Real • Bosques de carvalhos e medronheiros • Capela de N. S. de Lourdes • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Junto à Capela de Nossa Senhora de Lourdes
Estrada do Lis, 8, – Fontes, Cortes, Leiria.

Latitude: 39°41’09.0″N
Longitude: 8°46’19.4″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 14h30m

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA

EVENTO FECHADO


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Formulário de Inscrição

Go to Top