outubro, 2019

20out9:2013:00Caminhando no EVOA9:20 - 13:00 Espaço EVOA - 2600 Vila Franca de XiraTipo de Evento:Caminhada,Visita Guiada

Hora

(Domingo) 9:20 - 13:00

Ponto de Encontro

Espaço EVOA - 2600 Vila Franca de Xira

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos caminhar e observar o fantástico mundo das aves que habitam permanentemente ou ocasionalmente o espaço do EVOA, em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo. Um espaço fantástico criado em plena lezíria ribatejana, mesmo ás portas de Lisboa. Através de uma Visita Guiada e Observação de Aves ficaremos a conhecer em detalhes a vida animal existente neste espaço. Venha daí connosco e participe em mais este evento!

O Espaço EVOA

Localizado no coração da mais importante zona húmida de Portugal, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, o EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves permite que os visitantes conheçam e desfrutem do património único, existente entre a lezíria e o estuário do Tejo.

No EVOA estão integradas três zonas húmidas de água doce, num total de 70 ha, estas lagoas são muito importantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação. De modo a garantir a tranquilidade das aves e a maximizar a experiência e conforto na visitação, estão disponíveis três observatórios nas lagoas, diversos pontos de observação camuflados e um Centro de Interpretação.

O Centro de Interpretação para além de acolher os visitantes, convida-os a conhecer a exposição permanente – EVOA, onde o mundo encontra o Tejo -e a participar em diversas atividades complementares à observação de aves.

A Lezíria Grande de Vila Franca de Xira é uma extensa área de forma alongada, com 14 mil hectares, bordejada a Oeste pelo Tejo e a Este pelo rio Sorraia e que delimita a norte o Estuário do Tejo. Esta extensa planície aluvionar resulta da paciente e histórica intervenção do Homem no sentido de consolidar a mais produtiva zona agrícola do país, através da regularização das margens do Tejo, construção de diques e de um sistema de rega e drenagem.

Desta proximidade ao estuário resulta uma maior utilização por parte das aves que aí se concentram potenciada pelas características mais extensivas dos sistemas agrícolas que propiciam áreas de refúgio entre marés para muitas aquáticas e condições adequadas à invernada e nidificação de várias estepárias.

A par da observação das aves, este espaço de seis mil hectares apresenta outros aspetos de interesse ao nível da paisagem, da agricultura, produção animal e vivência de quem lá trabalha.

Com uma acentuada variação sazonal, um passeio pela Lezíria Sul a caminho do EVOA permite observar áreas de pastagem onde se observam vacas, cavalos e algumas ovelhas, inúmeros canteiros de arroz com as suas aves que mudam conforme a lâmina de água existente, culturas de regadio com os seus enormes pivots, a ermida dedicada a Nossa Senhora de Alcamé, bombas de vento, velhos portões e cercas de pedra e inúmeras surpresas que atravessam a estrada ou o sobrevoam.

O Centro de Intrepretação

O Centro de Interpretação do EVOA para além de receber e apoiar os visitantes, permite desenvolver diversas actividades de lazer, sensibilização e educação ambiental. O Centro dispõe de um espaço expositivo permanente e uma área para exposições temporárias, auditório/ sala multiusos, bar com uma vista privilegiada sobre as lagoas, loja e instalações sanitárias. O Centro de Interpretação, permite assim enquadrar e sensibilizar os visitantes relativamente aos aspetos únicos desta área protegida, da sua avifauna e dos seus valores naturais e culturais.

Alguns dos pontos de interesse deste evento

• Visita ao espaço de Observação de Aves do EVOA • Visita ao Centro de Interpretação • Exposição • Caminhada •

Localização

Ponto do Encontro

Espaço EVOA – 2600 Vila Franca de Xira

Latitude:  38°51’3.08″N
Longitude:  8°58’26.60″W

Hora do Encontro: 9h 20m
Hora prevista para o final: 13h

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
16€ por pessoa
10€ crianças até aos 12 anos

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Lamentamos mas as inscrições estão encerradas.
Muito obrigado.

Translate »
X