fbpx

abril, 2024

13abr9:3014:00Caminhando no Torrão e Margens do Xarrama9:30 - 14:00 Rua Maria Rosa Colaço - 7595-146 TorrãoTipo Evento:Caminhada EVENTONovo

Horário

(Sábado) 9:30 - 14:00

Ponto de Encontro

Rua Maria Rosa Colaço - 7595-146 Torrão

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Embarque nesta caminhada onde irá explorar a pitoresca vila do Torrão e as margens serenas do rio Xarrama. Esta caminhada promete uma experiência de beleza natural que se entrelaça com a riqueza histórica. À medida que percorre as ruas de paralelepípedos do Torrão, será envolvido pela atmosfera autêntica da vila, com as suas casas tradicionais e praças acolhedoras. Sinta a história que se manifesta em cada esquina, revelando segredos guardados ao longo dos séculos. Nas margens do rio Xarrama, entregue-se à serenidade do ambiente. A vegetação e as águas tranquilas, proporcionam um refúgio para os amantes da natureza. Deixe-se encantar pelos sons da natureza e pela brisa suave, enquanto caminha ao longo dos trilhos à beira rio. Este passeio não oferece apenas uma fuga relaxante, mas também revela pontos de interesse fascinantes, como pontes históricas e miradouros panorâmicos que proporcionam vistas deslumbrantes. Mais um evento a não perder!

Torrão

A designação Torrão tem origem na palavra torrejam, que significa “torre grande”. Situado na margem direita do rio Xarrama (afluente do Sado), entre o Alto Alentejo e o Baixo Alentejo, conta com um grande passado histórico sendo um povoado com raízes no Período Neolítico. Foi zona de alguma importância no Período Romano e esteve também sob a influência árabe. A libertação deste domínio deu-se em 1217 (quando Alcácer do Sal também foi libertada) e o Torrão foi então doado à Ordem de Santiago.

As principais atividades económicas do Torrão são a pecuária, agricultura, construção civil, produção de cortiça, vinho, azeite e pão. No artesanato encontram-se miniaturas de madeira, cerâmica pintada à mão, ferradores e ferreiros, empalhamento de cadeiras, rendas e bordados.

Barragem do Vale do Gaio

Com uma bacia hidrográfica que se estende por 509 quilómetros quadrados, a barragem Engenheiro Trigo de Morais, mais conhecida por barragem de Vale do Gaio, entrou em funcionamento em 1949. Rodeada de belas áreas verdes, a barragem de Vale do Gaio é um local ideal para a prática desportiva e de atividades náuticas (pesca e canoagem), para um simples passeio ao ar livre ou para usufruir de alguns dias de descanso no hotel ali situado.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Rio Xarrama • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção • Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso • Povoado calcolítico do monte da Tumba • Calçada e Ponte Romana • Igreja da Misericórdia • Paisagens Naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Rua Maria Rosa Colaço
7595-146 Torrão

Latitude: 38º17’43.642″N
Longitude: 8º13’0.833″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 14h

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA

EVENTO FECHADO


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.

Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.

Formulário de Inscrição

Go to Top