fbpx

setembro, 2024

14set9:3013:30Caminhando no Trilho dos Cágados9:30 - 13:30 Rua 5 de Abril, 2070 Vila Chã de OuriqueTipo Evento:Caminhada EVENTONovo

Horário

(Sábado) 9:30 - 13:30

Ponto de Encontro

Rua 5 de Abril, 2070 Vila Chã de Ourique

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta caminhada vai nos dar a conhecer o Trilho dos Cágados, inaugurado em 2020 por um grupo de três entusiastas do “trail”. Assim este percurso da freguesia de Vila Chã de Ourique vai nos dar a conhecer paisagens maravilhosas, onde se pode verificar a ligação entre a charneca e a lezíria e que nos oferece o que a natureza tem de melhor, com trilhos bem desafiantes. Este é um percurso que deve ser realizado por quem já tem experiência de caminhadas e recomenda-se em algumas partes a utilização do bastão e destreza para algumas descidas mais ingremes. Mais um evento a não perder!

No final da caminhada, quem o desejar poderá juntar-se para um almoço de grupo!

Vila Chã de Ourique

A história de Vila Chã de Ourique é indissociável da Batalha de Ourique, que se acredita ter ocorrido nesta freguesia, em 25 de julho de 1139, como defendem vários historiadores.

Quando em 1139 D. Afonso Henriques decidiu devastar os arredores de Santarém, estabeleceu os seus arraiais próximo de Vale da Pinta, entre esta povoação e Chãas de Ourique. O terreno onde se deu o combate entre as tropas cristãs e as tropas sob comando de Esmar designava-se Chãas de Ourique, que pertenceu durante muito tempo à Casa dos Condes de Unhão.

Na carta de aforamento dada por Manuel Pedro Teles para se constituir a povoação do Casal d’Ourique, ou do Ouro, é referido que estes terrenos eram uns baldios de “Chãs d’Ourique”. Todo este terreno devia estar praticamente despovoado em pleno século XIV, restando apenas ruínas das povoações abandonadas, em consequência das contínuas lutas que se travavam.

A freguesia foi criada a 20 de janeiro de 1907, aquando da sua desanexação da freguesia do Cartaxo. Em 1926 adoptou o atual topónimo e em 1997 foi elevada a vila. Dadas as potencialidades dos terrenos desta freguesia, a vinha e a produção de vinho têm um papel fundamental na vida económica local. É também em Vila Chã de Ourique que se situa a principal área empresarial do concelho, onde estão instaladas cerca de duas dezenas de empresas.

A freguesia possui uma área de 33,2 km2, com cerca de 3000 habitantes.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Vila Chã de Ourique  • Parque de Merendas do Ripilau • Vale D’Algares • Trilho dos Cágados • Vinhas • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Em frente ao Jardim de Infância
Rua 5 de Abril, 2070 Vila Chã de Ourique

Latitude: 39°10’20.85″N
Longitude: 8°45’38.98″W

Hora do Encontro: 9h20
Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 13h30

Ver no Google Maps

Características do Percurso e Equipamento

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 m
Desnível
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.

Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.

Formulário de Inscrição

Go to Top