fevereiro, 2021

16fev9:3013:30Caminhando do Vale do Lapedo à Barroca do Castro9:30 - 13:30 Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho - Santa EufémiaTipo Evento:Caminhada EVENTONovo

Horário

(Terça-feira) 9:30 - 13:30

Ponto de Encontro

Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho - Santa Eufémia

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem início junto ao Centro Interpretativo do Abrigo do Lagar Velho. Serão 11Km, num percurso circular, com inicio junto Parque Estacionamento, do Parque de Merendas da Praia Fluvial do Lapedo, este é um percurso que passa pelos trilhos do passado do canhão cársico do Vale do Lapedo em busca da gruta do Menino do Lapedo, uma criança aqui sepultada há cerca de 29 mil anos, e descoberta  no Abrigo do Lagar Velho e da paradisíaca Praia Fluvial do Lapedo, bem como a subida à panorâmica Barroca do Crasto, com todas as suas magnificas vistas sobre o Vale da Caranguejeira. Inclui passagem por,  trilhos de rara beleza em impressionantes encostas calcárias, cursos de água e bosques de mata mediterrânica, num percurso bastante dinâmico que mistura trilho com caminhos rurais e algum asfalto de ligação numa constante variação de inclinações. Mais um evento a não perder da Caminhando!

Caminhando no Vale do Lapedo

O Vale do Lapedo situa-se na Freguesia de Santa Eufémia, a cerca de 13 quilómetros de Leiria. É um local de grande interesse natural e cultural, localizado numa região predominantemente rural. As características naturais facilitaram a preservação da paisagem, pouco humanizada, até aos nossos dias. No interior do estreito vale, com cerca 1,5 quilómetros de extensão, existem apenas três casas associadas a antigas estruturas moageiras – moinhos de cereais e lagares.

A paisagem evidencia-se pelas magníficas características naturais, destacando-se o vale em forma de “canhão” que rasga o maciço calcário, um dos maiores e mais interessantes de Portugal, erodido ao longo de centenas de milhares de anos pela ribeira do Sirol.

As características singulares deste género de formação geomorfológica propiciam a preservação da flora e fauna autóctone. No caso do Lapedo podemos observar alguns exemplares da comunidade biológica peninsular mais antiga – mata mediterrânica, destacando-se algumas espécies típicas como o Carvalho Cerquinho (Quercus-fagínea) e o Medronheiro (Arbutus unedo).

Em 1993 o Município de Leiria, em colaboração com associações ambientalistas da região, propôs a classificação do Vale do Lapedo pelas suas qualidades ambientais.

Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho

Este espaço situado no Vale do Lapedo, dá a conhecer aos visitantes os resultados da investigação realizada no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho e a sua contextualização na história da evolução humana.

Em 1998 foi descoberto o “Menino do Lapedo”. O achado datado de cerca de 24.500 anos corresponde a uma criança, que permite documentar um tipo de mosaico resultante de uma miscigenação entre o Homem Moderno e o Homem de Neandertal.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Vale do Lapedo • Cascata da Ribeira do Sirol  • Mata mediterrânica • Parque de merendas • Praia Fluvial • Menino do Lapedo • Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho • Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Centro de Interpretação do abrigo do Lagar Velho
EN350 1343, 2420-458 Santa Eufémia

Latitude: 39.761936″N
Longitude: 8.728582″W

Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 13h30m

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
10€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado