março, 2025

15mar9:2015:15Caminhando no Vale Encantado9:20 - 15:15 Parque de estacionamento à entrada do Complexo Desportivo Ministro dos Santos (Mafra)Tipo Evento:Caminhada

Horário

(Sábado) 9:20 - 15:15

Ponto de Encontro

Parque de estacionamento à entrada do Complexo Desportivo Ministro dos Santos (Mafra)

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Neste evento vamos percorrer um dos vales mais bonitos da região saloia de Mafra, o Vale do Arquitecto, com as suas diferentes texturas, paisagens e trilhos de encantar…..Para além deste atractivo passaremos ainda pelo Forte do Zambujal, alvo de recuperação e um dos mais bem preservados de toda a linha defensiva de Torres Vedras. A não perder!

Vale do Arquitecto:

Este é um vale escondido, às portas de Mafra. Para lá chegarmos, teremos de acompanhar a linha de água da ribeira que nos leva a uma isolada e surpreendente ermida que terá sido erguida no século XVII.

O acesso sinuoso é recompensado pela beleza natural e pelo silêncio deste local mágico. Não se sabe a verdadeira origem da Capela da N.ª Senhora do Arquiteto mas, segundo a lenda, dever-se-á à promessa de um pescador que, ao ver-se livre do mar num dia de tempestade, a terá prometido a N.ª Senhora do Socorro. No seu interior, destaque para as imagens de santos saídas da Escola de Escultura de Mafra.

Forte do Zambujal:

O Forte do Zambujal localiza-se na freguesia da Carvoeira, no concelho de Mafra e integra a segunda das chamadas Linhas de Torres.

Situa-se na extremidade Oeste da segunda linha, na Serra Gorda, em posição sobranceira ao rio Lisandro e à sua afluente, a ribeira da Vidigueira. Aproveitando uma elevação do terreno, dominava a região envolvente e a estrada que ligava Ericeira a Belas, passando pela Carvoeira.

Localização

Ponto do Encontro

Parque de estacionamento à entrada do Complexo Desportivo Ministro dos Santos (Mafra)
Parque Desportivo Municipal Ministro dos Santos – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 2640-486 Mafra

Latitude: 38°56’31.92″N
Longitude: 9°20’29.23″W

Hora do Encontro: 9h 20m
Hora prevista para o final: 15h15m

Características do Percurso e Equipamento

Nível +0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequada para caminhadas

RESERVA


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO

10€ por pessoa

Inclui:
• Guia e acompanhamento
• Seguro de acidentes pessoais
• Seguro de responsabilidade civil

Não Inclui:
• Todos os itens não mencionados.

Observações:
• Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.
• AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM O ENVIO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

Recolha de Dados:
As informações pessoais Nome, Data Nascimento e NIF, são requeridas para efeitos do seguro de acidentes pessoais.

Reservar:
Após submeter a reserva com sucesso, será reencaminhado para uma página de confirmação. Se tiver alguma dificuldade em fazer a reserva, por favor entre em contacto connosco.

Formulário de Inscrição

Go to Top