dezembro, 2019

28dez9:3014:30Caminhando no Vale Verde da Abelheira9:30 - 14:30 Rua Principal - 2640-639 Sobral da AbelheiraTipo de Evento:Caminhada

Hora

(Sábado) 9:30 - 14:30

Ponto de Encontro

Rua Principal - 2640-639 Sobral da Abelheira

Detalhes do Evento

Descrição do Evento

Esta proposta de Caminhada tem inicio no Sobral da Abelheira e percorre vários caminhos rurais e trilhos de grande beleza, com alguns desníveis bem ao gosto dos caminhantes. Em redor de Sobral da Abelheira destacam-se os terrenos agrícolas, pomares de citrinos, pereiras, entre outros, com menção especial ainda para a produção de morangos, alvo inclusive de uma Festa Anual. Ao nível da vegetação há a realçar as manchas verdes de pinheiros, carvalhos, sobreiros e eucaliptos. Passaremos por alguns moinhos, pela aldeia da Chanca e percorreremos vários locais de grande beleza natural, entre subidas e descidas, com cenários muito agradáveis. Venha daí e deslumbre-se com estas maravilhosas  paisagens da zona Oeste, bem perto de Lisboa.

Sobral da Abelheira

A acidentada geografia a Norte de Mafra favoreceu a constituição de um núcleo urbano de características únicas como o Sobral da Abelheira. A meia encosta, dominando o curso da principal linha de água local e organizando-se a pequena propriedade em socalco, assumiu-se, durante séculos, como a povoação de referência numa extensa área rural, para a qual confluíam pessoas e produtos das quintas da zona e onde se centralizavam os principais trabalhos de transformação e transacção. Ainda hoje o Sobral desempenha parcialmente essa função, apesar da revolução viária em curso e das mais diversificadas ocupações do solo, já não exclusivamente agrícola ou florestal.

Equidistante em relação a localidades de maior dimensão, a história do Sobral da Abelheira é largamente desconhecida, apesar de estar documentada desde o século XVI, época a que correspondem os mais antigos vestígios conservados na Igreja Matriz. Merece destaque o Portal manuelino da Igreja matriz do Sobral da Abelheira, consagrada a Nossa Senhora da Oliveira.

Pertenceu ao concelho da Azueira até 1855, com o qual tinha mais fortes relações agrícolas e uma maior proximidade no escoamento de produtos, aproveitando a estrada Lisboa – Torres Vedras. Integrada no município de Mafra após a extinção do da Azueira, assume-se como principal produtor de morangos no concelho e um espaço ambiental a descobrir, onde se integra parte importante da Tapada de Mafra.

Sobral da Abelheira é muito conhecida pela Festa do Morango que se realiza por volta da terceira semana de Maio

Aldeia do Codeçal

A aldeia do Codeçal situada junto do Celebredo, uma das entradas para a Tapada de Mafra, possui uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Piedade, tendo-se transformado num pólo religioso de relativa importância na segunda metade do século XVIII, altura em que se construiu a anexa Casa dos Peregrinos, com apoio do rei D. José. A Igreja Matriz do Sobral da Abelheira é um dos mais importantes templos do concelho, por ter sido construído na transição do estilo manuelino para o renascentista.

Alguns dos pontos de interesse da caminhada

• Vales do Sobral da Abelheira • Moinhos • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira com portal Manuelino • Aldeia da Chanca • Pomares •  Plantações de morango •  Paisagens naturais •

Localização

Ponto do Encontro

Rua Principal – Sobral da Abelheira (Junto ao Chafariz)

Latitude: 38°59’40.21″N
Longitude: 9°19’55.30″W
Rua Principal /Largo do Chafariz)
Sobral da Abelheira

Hora de Partida: 9h30
Hora prevista para o final: 14h30

Ver no Google Maps

Faça Já A Sua Inscrição

Valor da Inscrição
6€ por pessoa

Nível 0
Dificuldade
0 km's
Distância
0 Horas
Duração

Circular
Circuito

Equipamento

Calçado e roupa adequados para caminhadas

Inclui:
Guia e acompanhamento
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais.

Termos e Condições

Formulário de Inscrição

Mais de 5 inscrições, solicitamos que preencha novamente o formulário com os restantes nomes.

Após enviar a inscrição receberá uma resposta automática com os dados para pagamento na sua caixa de e-mail. Muito Obrigado

Translate »
X